Economia Agricultura CASTANHA DE CAJU – Treze mil toneladas na rota de exportação

CASTANHA DE CAJU – Treze mil toneladas na rota de exportação

Segundo o delegado do Instituto de Fomento do Caju (INCAJU) em Nampula, Emílio Furede, do global da castanha que está a caminho do mercado internacional 11.856 toneladas foram produzidas na província de Nampula, 952 na Zambézia, 426 em Cabo Delgado, ao passo que Sofala e Manica contribuem com 124 e 120 toneladas, respectivamente.

Até Maio tinham sido exportadas através daquele porto, cerca de 9.845,4 toneladas de castanha, representando um grau de cumprimento na ordem de 87,5 porcento do plano anual fixado em 11.258 toneladas.

As exportações estão a ser feitas pelas empresas tradicionais e como resultado do pagamento da sobretaxa de exportação da castanha, o INCAJU arrecadou para os cofres do Estado, um total de 44.189.105,33 meticais.

Falando recentemente durante a VI Sessão da Assembleia Provincial de Nampula, o delegado do INCAJU explicou que neste momento o custo médio por tonelada da castanha exportada foi de cerca de 850 dólares.

O presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Bernardo Munhaque, disse ter ficado satisfeito com o informe do INCAJU, pois reflecte na realidade, aquilo que são as realizações da instituição.

“Estamos a par das vossas realizações, cabe-nos assumir que a tarefa por exemplo, de mobilizar as pessoas para não queimarem os cajueiros na nossa província, maior produtora da castanha de caju no país, não é só do Instituto Nacional do Caju, é também nossa. A nossa intenção é de contribuir para o desenvolvimento do sector no âmbito das nossas competências”, anotou Munhaque.

A produção de castanha de caju em Moçambique deverá ser este ano de 110 mil toneladas, tendo a respectiva campanha de comercialização atingido já 85 mil toneladas, afirmou a directora do Instituto do Fomento do Caju.

Noticias