Economia Agricultura Sofala incrementa produção agrícola

Sofala incrementa produção agrícola

Este desejo foi manifestado às autoridades administrativas e de justiça, gestores de instituições públicas e de estabelecimentos de ensino superior baseados na província de Sofala, pelo governador da província, Félix Paulo.

O governador falava no âmbito da primeira sessão do Conselho de Coordenação do Governo ao nível daquela zona centro do país, evento que se propunha debater o seu desempenho e reflectir sobre os desafios com vista a melhorar cada vez mais a vida das comunidades.

Falando na circunstância, o governador Félix Paulo realçou também que o fórum visava uma reflexão conjunta sobre o desenvolvimento socioeconómico da província de Sofala no cumprimento do programa Quinquenal do Governo 2010-2014, através da realização do Plano Económico e Social 2013 e do Plano Estratégico de Desenvolvimento da região entre 2010 e 2020.

A produção e produtividade agrícola, o programa de maneio de cajueiros, a divulgação do Plano Integrado da Comercialização Agrícola, o Processo de Construção de Infra-estruturas, incluindo oportunidades para os jovens face aos novos investimentos em Sofala fizeram, entre outros, parte de temas debatidos na ocasião.

O uso e gestão da terra na perspectiva do desenvolvimento da província de Sofala no período 2010-2020 e os desafios da gestão de recursos humanos na Função Pública mereceram igualmente acesos debates descritos como oportunidades para uma aprendizagem e troca de experiência mútuas sobre o trabalho realizado pelo Governo e seus parceiros a bem da população.

Sofala incrementa produção agrícola

O timoneiro de Sofala classificou o Plano Estratégico de Desenvolvimento daquela província como instrumento de consulta obrigatória na planificação e execução das actividades do Governo ao nível provincial e distritais, sociedade civil e parceiros de cooperação.

Para isso, referiu que não obstante a importantes acções realizadas em 2012, ainda há muito por fazer em todos os quadrantes da província de Sofala, sendo que os desafios ao nível do desenvolvimento humano e social devem concentrar-se nas acções para a mitigação e prevenção do HIV e SIDA, a promoção do emprego e auto-emprego no seio da população activa.

A construção de mais salas de aula e professores para a redução dos rácios aluno/turma e aluno/professor, aumento de unidades sanitárias, afectação de pessoal médico e multiplicação do número de partos institucionais.

Como não se bastasse, o melhoramento da capacidade técnica de prevenção e mitigação do conflito homem/fauna bravia, organização das associações de pescadores, elevação dos níveis de reembolso dos projectos financiados no âmbito dos “sete milhões”, atracção dos investidores para reactivação da Companhia do Búzi e construção da ponte sobre o rio Búzi fazem ainda parte dos desafios.

Na Administração Pública e da Justiça destaque vai para o desdobramento na formação e capacitação dos recursos humanos da Função Pública, sobretudo nos distritos, promoção do fomento habitacional, incentivar a construção de habitações para jovens e reduzir os índices de crime contra propriedades e pessoas, fundamentalmente os mais violentos.

Noticias