Sociedade Portugal reduz tempo de concessão de vistos

Portugal reduz tempo de concessão de vistos

O consulado de Portugal em Maputo lançou, ontem, um novo sistema de concessão de vistos, que vai reduzir consideravelmente o tempo de espera para a autorização de entrada de cidadãos moçambicanos naquele país. O mesmo consiste na recolha e centralização de dados biométricos, os quais serão arquivados e permitirão a concessão de vistos de curta duração em muito menos tempo.

A lei impõe 15 dias para a autorização de entrada neste país, mas o sistema vai reduzir para 1 ou 2 dias. Para além da redução do tempo, o novo sistema vai evitar a usurpação de identidade em caso de roubo de passaporte, a localização de pessoas desaparecidas, procuradas pela justiça, de objectos perdidos, roubados ou usados em crimes transnacionais.

“O sistema já está operacional e já utilizámos com alguns cidadãos que pretendiam ter o visto, e já se está a mostrar eficiente para aquilo que estávamos a imaginar. Apesar de estar previsto um período de 15 dias para autorização do visto, agora nós concedemos em três ou cinco dias e isto poderá reduzir substancialmente até 24 ou 48 horas”, explicou Gonçalo Teles Gomes, cônsul geral de Portugal.

Recomendado para si:  Província de Maputo regista aumento de casos de malária