Cultura Zambézia – Assistência social chega a 25 mil desfavorecidos

Zambézia – Assistência social chega a 25 mil desfavorecidos

A assistência inclui a provisão de alimentos, assistência medicamentosa e atribuição de subsídios para suprir outras necessidades sociais.

Estas informações foram reveladas há dias pela directora provincial da Mulher e Acção Social na Zambézia, Juliana Zilhão, no final de uma vista efectuada esta semana àquela instituição pelo governador Joaquim Veríssimo.

De acordo ainda com Juliana Zilhão, este ano cinco mil crianças e jovens com vários tipos de deficiência foram integrados no ensino especial. Daquele número, 74 estão no ensino especial e outros 3800 estão no ensino inclusivo, uma das formas para dar oportunidade de aprendizagem às crianças, independentemente da sua condição.

Entretanto, dois novos centros comunitários abertos estão sendo construídos na província da Zambézia para acolher crianças vulneráveis, através do Programa de Assistência Social da Direcção Provincial da Mulher e Acção Social. Juliana Zilhão disse que os centros estão a ser construídos nos distritos de Morrumbala e Inhassuge e ainda este ano poderão entrar em funcionamento.

Zambézia - Assistência social chega a 25 mil desfavorecidos

O governador da província da Zambézia, Joaquim Veríssimo, mostrou-se satisfeito com o trabalho que está sendo realizado na assistência social aos desfavorecidos, mas orientou para a necessidade da Direcção Provincial da Mulher e Acção Social apostar mais nos projectos de geração de rendimento.

Entretanto, 300 novos beneficiários do subsídio de alimentos poderão ser integrados no programa até 30 de Dezembro próximo em cinco distritos da província da Zambézia. Através deste programa, o Instituto Nacional de Assistência Social (INAS) no norte da Zambézia assiste actualmente cinco mil pessoas, entre os quais idosos e mulheres chefes de agregados familiares.

O delegado do INAS, no Gúruè, Carlos Chico, disse ao nosso Jornal que, além deste programa, está em curso um outro de Apoio Social Directo que cobre 1492. Maior parte dos beneficiários deste programa são crianças recém-nascidas, órfãs, doentes crónicos e petizes com problemas nutricionais.

Dados em nosso poder indicam que até ao momento o INAS na região norte da Zambézia já investiu neste programa mais um milhão de meticais. Os beneficiários recebem produtos alimentares como arroz, óleo alimentar, outros suplementos alimentares bem como produtos de higiene.

Jornal Noticias