Sociedade Educação Pretende-se reduzir acidentes de viação

Pretende-se reduzir acidentes de viação

Estes dados foram tornados públicos ontem durante a cerimónia do lançamento da Campanha Nacional de Segurança Rodoviária – PRM 2013, realizada na Escola Primária Completa 16 de Junho, no distrito de Marracuene, província de Maputo.

A referida campanha enquadra-se no âmbito da responsabilidade social do Millennium Bim, em parceria com a PRM, Top Produções e, este ano, com a presença da Seguradora Ímpar.

Desde o início da campanha já foram abrangidos mais de 18.000 alunos de 50 escolas primárias da província de Maputo, que assistiram a palestras dadas por agentes da PRM, que alertaram sobre os reais perigos na estrada.

A nossa Reportagem soube que a atenção especial vai para os alunos mais velhos, que são instruídos especificamente para que possam ajudar os mais novos a atravessar a estrada nos horários de entrada e saída nas escolas.

Pretende-se reduzir acidentes de viação

Segundo Eduardo Chabana, do Departamento da Polícia de Trânsito no Comando-Geral da Polícia, esta campanha surge como forma de contribuir para a redução do elevado índice de acidentes de viação que ocorrem em diversas estradas nacionais, através da sensibilização dos jovens, incutindo neles o sentido de responsabilidade enquanto cidadãos.

Recomendado para si:  Ministério da Educação abre 1,6 milhão de vagas para matrículas do ano lectivo 2026

“Esta campanha surge pela necessidade de colaboração de instituições na redução dos acidentes de viação que ocorrem nas nossas estradas, semeando luto em muitas famílias. A Polícia está à procura de iniciativas de envolvimento da sociedade para reduzir os acidentes de viação nas estradas nacionais”, disse Chabana.

Por seu turno, Momade Mucusse, do Millennium bim e da Seguradora Ímpar, disse que as instituições que representa estão envolvidas na campanha porque estão preocupadas com o índice de sinistralidade no país.

Acrescentou que o objectivo de atacar as escolas é porque há consciência de que as crianças e os idosos são as faixas etárias mais vulneráveis.

Após a formação o Millennium Bim ofereceu a cada aluno participante material didáctico com os principais sinais de trânsito que servirá de apoio à disciplina de Educação Cívica.

Jornal Noticias