Economia Agricultura Fundo de 44 milhões de dólares impulsiona actividade agrícola no regadio do...

Fundo de 44 milhões de dólares impulsiona actividade agrícola no regadio do Baixo Limpopo

Com as intervenções previstas, de acordo com dados apurados pela nossa Reportagem, pretende-se aumentar a rentabilidade daquela infra-estrutura, de modo a que, até 2016, o país possa passar da actual produção anual de 265 mil toneladas de arroz para pouco mais de um milhão e cem toneladas.

Por seu turno, ainda de acordo com dados em nosso poder, nas hortícolas a expectativa é de se atingir uma cifra de 150 mil toneladas por ano, contra a média actual de pouco mais de 48 mil, contribuindo, deste modo, para uma maior capacidade interna em termos destas hortícolas e consequente menor dependência dos mercados externos.

O projecto, que tem como agência executora a Direcção Nacional de Serviços Agrários do Ministério da Agricultura, está sob a égide da Empresa Regadio do Baixo Limpopo, em Xai-Xai, e tem como principal propósito a criação de condições para a redução da pobreza, através da materialização de iniciativas visando o aumento da produção e da produtividade.

Fundo de 44 milhões de dólares impulsiona actividade agrícola no regadio do Baixo Limpopo

A acção, conforme nos foi dado a conhecer, consistirá, basicamente, na construção de uma série de infra-estruturas, entre hidráulicas, instalações para o desenvolvimento de actividades de agro-processamento para a conservação de produtos frescos como tomate, batata-reno, entre outros.

Prioridade será igualmente dada à construção e reabilitação de pelo menos oito casas agrárias, com intervenções a serem desenvolvidas numa área de cerca de 2000 hectares.

Sabe-se, entretanto, que trabalhos de drenagem na região agrícola de Magula, serão levadas a cabo numa área de 1050 hectares, de forma a se proporcionar aos utentes daquelas terras melhores condições no exercício das suas actividades.

De acordo com informações facultadas ao nosso Jornal por Armando Ussivane, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Regadio do Baixo Limpopo (RBL), para se garantir uma melhor locomoção no perímetro irrigado, serão reabilitados 45 quilómetros de estradas no interior do regadio.

“Gostaria de esclarecer ainda que, na perspectiva de tornar este projecto sustentável, será desenvolvida uma forte componente de capacitação institucional da RBL e treinamento de produtores e sua consequente ligação com o mercado”, disse Ussivane.

A cerimónia do lançamento oficial do programa havido há dias, aconteceu na sede da localidade de Nhacutse, distrito de Xai-Xai, tendo sido testemunhada por membros do governo de Gaza, quadros do Ministério da Agricultura, representantes dos agricultores, entre outros convidados.

Jornal Noticias