Nacional Falta de recursos afecta registo de crianças em Sofala

Falta de recursos afecta registo de crianças em Sofala

A falta de recursos humanos vai afectar em larga medida o registo de crianças em Sofala,  numa campanha que arrancou há dias em todo o país, segundo reconheceu a directora provincial de Justiça, Berta Nhambire, durante as cerimónias oficiais do lançamento do processo na sede distrital de Gorongosa.

O acto ocorreu em paralelo com o lançamento da campanha de vacinação contra a pólio, desparasitação com mebendazol e suplementação com vitamina A para crianças dos 0-59 meses, 12-59 meses e 6-59 meses, respectivamente.

Além disso, o processo também abrangeu a triagem nutricional a todas as crianças que tem a suplementação da vitamina A e aconselhamento e métodos de planificação as mulheres em idade fértil, nomeadamente dos 15 aos 49 anos.

resgisto-criancas

Segundo soubemos, as campanhas de vacinação e registo de crianças vão decorrer em simultâneo em todos os centros de saúde através de brigadas móveis a nível dos postos administrativos, localidades e outros povoados, pois a intenção visa cobrir todas as regiões.

“Gostaríamos de poder acompanhar todas as brigadas da saúde aos locais previamente escolhidos para as actividades do sector mas, infelizmente, não temos recursos humanos suficientes para todos os pontos pelo que não poderemos fazer parte’’- reconheceu Berta Nhambire.

A directora provincial de Justiça destacou a importância do projecto para as estatísticas nacionais tendo, a propósito, apelado à participação de todos os pais no registo das suas crianças.

O mesmo apelo foi igualmente vincado pelo governador de Sofala, Félix Paulo que considerou as campanhas ora lançadas como sendo de capital importância tanto para as crianças como para as próprias pais, nomeadamente na prevenção de doenças e espaçamento na gestação dos seus filhos.

‘’Todos os pais que ainda não registaram os seus filhos tem agora a possibilidade de faze-lo gratuitamente ao mesmo tempo que procedem a vacinação, neste caso de menores de cinco anos contra a pólio e fazerem a suplementação com vitamina A e desparasitação com mebendazol” – destacou o governador de Sofala.

A vacinação contra a pólio vai abranger 337525 crianças, enquanto a suplementação com vitamina A vai abranger 319.966 menores e desparasitação devera ser feita em 282897 petizes em toda a província, devendo para o distrito de Gorongosa serem atendidas 25.416, 24.375 e 21.551, respectivamente.

Jornal Notícias