Nacional Tete – Portagem da Ponte Samora Machel em obras

Tete – Portagem da Ponte Samora Machel em obras

O trabalho, que terá a duração de 60 dias, segundo Luís Ferreira, director da Operadora Estradas do Zambeze, contempla a montagem de duas novas cabines equipadas com um sistema de pagamento por cartão electrónico e ampliação do troço entre a báscula e a portagem.

“Vamos construir mais duas faixas de rodagem passando para três, onde duas serão exclusivamente para viaturas ligeiras e a outra para camiões, de forma a facilitar a travessia da ponte” – disse Ferreira.

Aquele responsável apontou ainda que o troço entre a báscula e a entrada da ponte vai ter um novo asfalto, pavimento dos passeios e novas condutas de drenagem das águas pluviais, situação que vai melhorar a transitabilidade de viaturas e de peões.

O director da operadora de manutenção das Estradas do Zambeze apontou ainda que, do lado da entrada da ponte, na margem direita, isto é, da cidade de cimento para Matundo, em direcção ao Aeroporto Internacional de Chingodzi, será construída uma cabine com maior espaço para acomodar os funcionários que vão ajudar a controlar o tráfego de viaturas pesadas naquela infra-estrutura onde, igualmente, será montada uma báscula móvel.

“Até Junho teremos um outro aspecto nas duas margens do acesso à Ponte Samora Machel e o nosso objectivo é trazer mais conforto e confiança aos automobilistas que circulam naquela via” – referiu Luís Ferreira.

De salientar que a Estradas do Zambeze vai, a partir do próximo mês de Maio, receber definitivamente a responsabilidade da gestão e manutenção da Ponte Samora Machel que, até ao momento, está a cargo da Administração Nacional de Estradas (ANE), depois de aquela infra-estrutura de grande engenharia ter beneficiado de uma reabilitação de raiz, cujo prazo de garantia termina este mês de Abril.

Tete - Portagem da Ponte Samora Machel em obras

Estradas Zóbuè /Tete/Cuchamano em Reabilitação
Relativamente à Estrada Nacional n.º 7, que liga Zóbuè/Tete/Cuchamano, junto às fronteiras com o Malawi e Zimbabwe, a Operadora de Manutenção de Estradas do Zambeze já possui homens e máquinas pesadas em pleno movimento, envolvidos nas actividades de reabilitação daquela rodovia numa extensão de 258 quilómetros.

“Estamos a trabalhar com muita profundidade no troço Zóbuè/Moatize, onde a estrada está má. As nossas equipas com máquinas estão mais centradas nos sítios mais críticos da rodovia e esperamos concluir, com êxito, o trabalho em Dezembro próximo, conforme o planificado” – disse o director da Operadora de Manutenção de Estradas do Zambeze.

Trabalho idêntico decorre no troço cidade de Tete/Changara/Cuchamano, na fronteira com o Zimbabwe, onde quatro equipas da Operadora de Manutenção de Estradas do Zambeze estão a efectuar o tapamento de buracos, limpeza das valas e corte de capim ao longo das bermas da rodovia.

De recordar que a Estradas do Zambeze tem uma concessão que compreende a obra de edificação da nova ponte sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, a reabilitação dos troços da EN-7 e EN-8, no eixo que se desenvolve entre Cuchamano e Zóbuè.

“Vamos efectuar a manutenção de rotina e periódica da nova ponte de Tete e respectivos acessos, bem assim da EN-9, entre Tete e Cassacatiza, junto à fronteira com a Zâmbia e da EN-304 entre Mussacama e Calomuè” – explicou Luís Ferreira.

Volvidos já cerca de dois anos, a Estradas do Zambeze já executou acima de 60 por cento da obra da nova ponte de Tete, 65 por cento do viaduto de acesso àquela infra-estrutura de grande engenharia, do lado do bairro Mpháduè, 15 por cento do programa de reabilitação da EN-7 e EN-8.

No âmbito da manutenção de rotina iniciada em Abril de 2012, nas vias Tete/Cassacatiza, EN9, e Mussacama/Calomuè na EN-304, foram já tapados, até Dezembro último, 4300 buracos em 360 quilómetros de estradas, corte de capim em 500 quilómetros e sinalização vertical em 60 quilómetros.