A Osaka Gas Co., o segundo maior fornecedor de gás de cidade do Japão, identificou Moçambique como uma das regiões onde pretende efectuar investimentos, disse quinta-feira um quadro superior da empresa citado pela agência financeira Reuters.
Takayuki Tasaka, director associado e director-geral da divisão de estratégia empresarial, disse que a empresa está a analisar não apenas Moçambique mas outras regiões do planeta, estando além disso a cooperar com a Tokyo Gas para a compra de gás natural liquefeito nos diversos projectos em curso em Moçambique.
As descobertas de gás natural liquefeito anunciadas ate à data em Moçambique ascendem a 150 biliões de pés cúbicos, volume suficiente para abastecer durante 35 anos o Japão, país que em 2012 importou 87,3 milhões de toneladas.
O grupo japonês Mitsui & Co, que controla uma participação de 20% no bloco Área 1 operado pelo grupo norte-americano Anadarko Petroleum, já anunciou pretender vender pelo menos 5 milhões de toneladas de gás natural liquefeito de Moçambique a clientes japoneses.