Nacional Inhambane – Vilankulo reclama estatuto de cidade

Inhambane – Vilankulo reclama estatuto de cidade

Os naturais, amigos e residentes da vila de Vilankulo, na província de Inhambane, manifestaram na última quinta-feira o desejo de ver aquela autarquia elevada à categoria da cidade. Tal desejo foi manifestado no decurso das celebrações do 49º aniversário da sua elevação à categoria da vila.

Melhorar o abastecimento de água potável, o sistema de saneamento do meio, as vias rodoviárias, a expansão da rede de fornecimento de energia eléctrica e a reabilitação da Avenida da Marginal constituem os principais desafios que se apresentam para as autoridades municipais para que, efectivamente, Vilankulo se torne na terceira cidade da província de Inhambane.

Para o efeito, os munícipes de Vilankulo e a edilidade local manifestaram total disponibilidade de se envolverem na implementação de projectos que contribuam para o desenvolvimento daquela autarquia e resolução dos vários problemas que ainda afectam os residentes locais.

Dados divulgados durante as celebrações do 49º aniversário da vila, assinalado com pompa e circunstância, indicam que o sistema de abastecimento de água potável, sob a gestão da EMA, conta com um total de 2440 consumidores servidos por uma rede constituída por 18 fontes ligadas ao pequeno sistema montado em Nhajusse, para além de 16 furos com bombas manuais.

Com relação à energia eléctrica, os mesmos dados dão conta que 4704 consumidores estão ligados à rede gerida pela empresa Electricidade de Moçambique (EDM), ao mesmo tempo que se fala de melhorias significativas no campo da iluminação pública.

Entretanto, o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Vilankulo, Suleimane Amugy, disse que para além dos desafios identificados pelos munícipes locais visando a remoção das barreiras que ainda se apresentam rumo ao desenvolvimento da autarquia, a construção de uma terminal rodoviária com todas as infra-estruturas necessárias para a comodidade de passageiros apresenta-se também como outra aposta para a sua edilidade.

Outros desafios, de acordo com o chefe da edilidade de Vilankulo, são a actualização do plano de estrutura da vila, o desenho do projecto da toponímia e endereçamento da urbe, a construção e o início do funcionamento do aterro sanitário no bairro Alto Macassa, a criação de uma base de dados para a cobrança do Imposto Predial Autárquico, para além da continuação da busca de financiamentos junto de parceiros, incluindo o Governo Central, para a reabilitação da Avenida da Marginal, cuja erosão ameaça atingir a vila-sede do distrito.

Inhambane - Vilankulo reclama estatuto de cidade

HOUVE MUITAS REALIZAÇÕES
No entanto, Suleimane Amugy afirmou que nem tudo são dificuldades naquele município, pois, conforme considerou durante as celebrações do 49º aniversário da vila, há sinais evidentes que ilustram o comprometimento dos munícipes locais em ver a sua sede distrital elevada a outra categoria.

A título de exemplo, apontou a elaboração do projecto de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos financiado pela União Europeia num montante de 200 mil euros, a aquisição de 3500 metros de tubagem para a expansão da rede de abastecimento de água aos bairros Alto Macassa, 25 de Junho e 19 de Outubro, a emissão de 77 licenças simplificadas para actividades económicas que geraram 496 postos de emprego na área de comércio a retalho, a construção e distribuição de 25 lojas no mercado municipal, a reconstrução do campo polivalente de Vilankulo, com capacidade de três mil espectadores e orçada em cerca de dez milhões de meticais.

Outras realizações compreenderam a reabilitação da rua principal de Vilankulo com a aplicação de pavê, a construção de três sedes de bairros e respectivas esquadras da Polícia Municipal, a aprovação do projecto de turismo rural para o bairro 19 de Outubro, o financiamento de 33 projectos no âmbito de combate à pobreza urbana no valor de dois milhões de meticais, entre outras actividades.

Do rol das realizações, o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Vilankulo apontou a modernização do aeródromo local, o melhoramento da rua do aeroporto, a edificação de várias estâncias turísticas de qualidade que, na sua opinião, muito contribuem para o desenvolvimento da urbe.
Amugy aproveitou a oportunidade para pedir união de todos, cada um no seu sector de actividade e de residência, para desenvolver esforços para que aquela vila atinja muito rapidamente a categoria de cidade.