Nacional Energia da HCB: Moçambique ainda não definiu os valores a serem pagos...

Energia da HCB: Moçambique ainda não definiu os valores a serem pagos pelo Malawi

O facto foi revelado pelo ministro de energia, Salvador Namburete, deixou claro que Moçambique não vai doar energia ao Malawi e avançou que os termos comerciais serão estabelecidos pelas empresas dois dois países.

Inicialmente, o Malawi precisava de cinquenta megawatts, mas presentemente as necessidades do país são maiores.

Aquele governante explicou que o que Moçambique vai fazer é colocar uma linha de quinhentos megawatts a disposição do Malawi para fazer face as restrições que enfrenta.

Salvador Namburete sublinhou que o negócio com o Malawi não significa mais uma janela de oportunidade, porque Moçambique consegue vender toda a energia de que dispõe, independentemente do interesse dos Malawianos.

Energia da HCB: Moçambique ainda não definiu os valores a serem pagos pelo Malawi

Por isso, ele esclareceu que os fornecimentos ao Malawi serão em função da disponibilidade de energia em Malawi.

Moçambique já fornece energia a África do Sul e ao Zimbabwe. Na semana finda, os governos de Lilongwe e de Maputo assinaram um acordo de interconexão eléctrica para aliviar a crise de energia no Malawi. Nos últimos anos, o Malawi está praticamente as escuras e com o parque industrial literalmente paralisado devido a escassez de energia eléctrica. Os números dizem que o país perde anualmente duzentos e quinhentos milhões de dólares devido a crise de energia.

Neste momento, a rede eléctrica apenas cobre sete por cento dos catorze milhões de Malawianos.

Noventa por cento da energia no Malawi é produzida por pequenas centrais hidro-eléctricas instaladas ao longo do Rio Chire e quase todas obsoletas.