Internacional Com autorização de quem é que Beyoncé e Jay-Z entraram em Cuba?

Com autorização de quem é que Beyoncé e Jay-Z entraram em Cuba?

Qual a legalidade da viagem dos cantores Beyoncé e Jay-Z a Cuba? A pergunta é de dois congressistas republicanos ao Governo de Barack Obama. Apesar do embargo económico dos Estados Unidos a Cuba, o casal teve ou não autorização para fazer a viagem que decorreu na semana passada, questionam.

Numa carta enviada, sexta-feira, a Adam Szubin, responsável pelo controlo de activos estrangeiros do Tesouro norte-americano, Ileana Ros-Lentinen e Mario Diaz-Balart, ambos representantes do estado da Flórida, perguntam que tipo de autorização os cantores tiveram para viajar.

“Como sabe, a lei dos EUA proíbe a autorização de transacções financeiras para actividades turísticas” em Cuba, escreveram os políticos, acrescentando que representam uma comunidade onde muitos foram “profunda e pessoalmente prejudicados pelas atrocidades do regime de [Fidel] Castro, incluindo prisioneiros políticos e suas famílias”, que foram mortos em Cuba.

Com autorização de quem é que Beyoncé e Jay-Z entraram em Cuba?

Beyoncé e Jay-Z estiveram em Cuba para comemorar o quinto aniversário de casamento. Na quinta-feira, o casal foi visto no centro histórico de Havana a caminhar, seguidos por centenas de fãs cubanos. Nesse dia, os cantores visitaram a catedral e almoçaram num restaurante. À noite, marcaram presença no La Guarida, um dos melhores restaurantes da capital.

Recomendado para si:  Hamas promete resposta imediata ao plano de Trump para Gaza

O Departamento de Estado declarou que não teve conhecimento prévio da viagem. Uma porta-voz da secção dos interesses dos EUA em Havana disse que desconhecia se o casal tinha obtido uma licença para viajar até Cuba. Se não a tinham, poderiam ter de pagar uma multa, informou.

O embargo dos EUA a Cuba foi decidido em 1962 e prevê que os cidadãos norte-americanos não possam visitar aquele país e gastar dinheiro sem uma autorização governamental. Contudo, milhares de americanos viajam, anualmente, para a ilha, através de países terceiros. Por exemplo, saem dos EUA para outro estado e daí seguem para Cuba. Esses casos podem ser punidos, mas raramente isso acontece.

A administração de Barack Obama já aliviou algumas das restrições no que diz respeito à ida de norte-americanos a Cuba e deu autorização para fazer intercâmbios culturais, religiosos e académicos.

Beyoncé é uma forte apoiante do Presidente e ajudou a angariar fundos para a sua campanha de reeleição, o ano passado. Foi a artista que cantou o hino nacional durante a cerimónia de tomada de posse, em Janeiro, e que se expôs à polémica de ter feito playback, em vez de cantar em directo.