A directora distrital dos Serviços da Saúde, Mulher e Acção Social, Azélia Novela, disse que aquela unidade sanitária vai ajudar as autoridades sanitárias no alargamento do raio dos serviços de disseminação das mensagens sobre os cuidados com o HIV/SIDA, métodos para a sua prevenção, assim como o tratamento aos infectados.
A clínica nocturna da Vila de Moatize surge em parceria com a empresa mineradora Vale, no âmbito do Programa de Responsabilidade Social daquela multinacional envolvida na exploração e comercialização do carvão mineral retirado no jazigo carbonífero de Moatize.
A Vale juntou os seus esforços aos do Governo moçambicano e de outros parceiros, na luta contra o HIV/SIDA, na região de Moatize, um emergente pólo de desenvolvimento económico hoje habitado por cerca de 40 mil pessoas.
Aquela unidade sanitária pública vai servir, em grande medida, os camionistas, trabalhadoras do sexo e jovens atraídos pelas oportunidades de emprego naquela região, possibilitando-os o acesso ao aconselhamento e testagem voluntária do HIV/SIDA assim como para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
Cerca de seis milhões de meticais foram investidos para a edificação das instalações em Moatize, investimento proveniente da Vale, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através do Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (CISR).
Esta instituição das Nações Unidas vai prestar um apoio directo aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Moatize, através do apetrechamento da clínica, formação do pessoal bem como da implementação de programas de prevenção e combate ao HIV/SIDA.
“O apoio dos nossos parceiros vai galvanizar o esforço que é conjugado por nós, profissionais da área, porque com estes meios disponibilizados não temos como não melhorar as condições de atendimento aos cidadãos” – explicou Azélia Novela.
O período de trabalho daquela unidade sanitária vai das 16.00 às 22.00 horas e, numa primeira fase, serão atendidas 30 pessoas diariamente e, para os próximos dias, se espera que o número de frequentadores aumente como resultado dos novos serviços agora instalados.
“Habitualmente, atendemos 30 pessoas por dia, mas a partir de agora, com estas instalações, o número vai certamente aumentar” – acrescentou a nossa fonte.
O novo edifício da clínica nocturna que levou perto de sete meses para a sua construção localiza-se à entrada da vila de Moatize, ao longo da Estrada Nacional número 7, ponto de referência para o repouso dos camionistas de grande curso, que fazem o transporte de mercadorias do porto da Beira para o hinterland e vice-versa.
A cerimónia de inauguração foi orientada pelo Governador da província de Tete, Ratxide Gogo, e nela estiveram presentes a administradora distrital, Elsa da Barca, o director de Operações da Vale, Altiberto Brandão e Mbate Matandalasse, em representação do Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva, entre outros convidados.