As obras do empreendimento, orçadas em mais de 25 milhões de meticais, foram financiadas e executadas pelos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em parceria com o Gabinete da Esposa do Presidente da República, Maria da Luz Guebuza.
A cerimónia de inauguração do empreendimento, baptizado com o nome de Maria da Luz Guebuza, foi presidida pela Governadora de Manica, Ana Comoane, e contou com a presença das directoras do Gabinete da Esposa do Presidente da República e nacional do Ensino Básico, nomeadamente Flávia Cuereneia e Maria Antuia Severina; do Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Rosário Mualeia, e representantes de diferentes instituições dos governos provincial e distrital de Manica.
O estabelecimento de ensino, que vai pôr fim a longos anos de estudos debaixo de árvores, compreendeu a edificação de dois blocos de quatro salas de aula cada, três residências para professores, um bloco administrativo, uma sala para professores, um bloco sanitário e um campo polidesportivo. Integram ainda o complexo escolar uma sala para arquivo, um muro de vedação e mobiliário completo para as salas de aula e residências dos docentes.
O Presidente do Conselho da Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Rosário Mualeia, que interveio na ocasião, disse que o empreendimento constitui uma contribuição dos Caminhos de Ferro de Moçambique e do Gabinete da Primeira-dama da República e visa aliviar o sofrimento das crianças que estudavam ao relento, estando sujeitas aos efeitos negativos do sol, chuva e a outras intempéries.
Recordou o sábio slogan de Samora Machel segundo o qual a escola é a base para o povo tomar o poder. “É reflectindo nisso que os CFM, no âmbito da responsabilidade social, construiu esta escola que vai contribuir para a melhoria das condições de vida das populações” – afirmou o PCA dos CFM.
Para Mualeia, a educação é componente primordial do desenvolvimento do país. Conforme referiu, é na escola que está o futuro do país e condição para que mais crianças possam ter acesso à educação. “Assumimos o desafio de proteger as nossas crianças a não aderirem aos casamentos prematuros para se dedicarem à educação” – frisou.
Depois de apelar aos pais para se juntarem ao esforço do Governo e incentivar os filhos a irem à escola, Mualeia felicitou Maria da Luz Guebuza pela sua dedicação à causa das crianças e da mulher. “Esta escola é fruto deste empenho” – destacou Mualeia.
Por seu turno, a Governadora de Manica, Ana Comoane, considerou que, com este estabelecimento de ensino, vai melhorar significativamente a afluência das crianças ao ensino. “O nosso Governo encara a Educação como um direito inalienável do nosso povo, um instrumento de integração no processo de desenvolvimento. A concretização deste grande projecto foi graças ao comprometimento da Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, que não se conformou com as condições péssimas em que estudavam as crianças de Mucombedzi” – disse a Governadora de Manica.
Disse ser papel da província, do distrito, da localidade e da própria população de Mucombedzi conservar o património, afirmando que tal significaria respeitar o investimento feito. Para Comoane, a parte mais difícil já foi feita: “Encontrar dinheiro, trazer material e construir. O que resta é que professores, pais e encarregados da educação façam a parte mais fácil – conservar os edifícios, a boa preparação das aulas e o empenho dos alunos e professores no processo lectivo” – indicou Ana Comoane.
Para além de financiar a construção do estabelecimento de ensino agora inaugurado, os CFM procederam igualmente à entrega de uniforme escolar e material desportivo.