Economia Agricultura Gaza – Contingência para agricultura necessita de 66 milhões

Gaza – Contingência para agricultura necessita de 66 milhões

Daquele montante, de acordo com informações facultadas ao nosso Jornal por Ernesto Paulino, Director Provincial da Agricultura, em Gaza, mais de 46 milhões deverão cobrir, para além das necessidades resultantes das destruições que as cheias provocaram em cerca de 90 mil hectares, dentre outros pontos em Chókwè, Chibuto, Xai-Xai e Guijá, à aquisição de sementes, material vegetativo e equipamento de rega.

Em resultado das inundações, mais de 76 mil famílias foram duramente afectadas pela tragédia, necessitando, deste modo, de uma imediata intervenção para se garantir a sua segurança alimentar nos próximos três meses.

Enquanto isso, o remanescente do plano orçamental de contingência, na ordem dos quatro milhões e 900 mil meticais, destinar-se-á à compra de medicamentos, desinfectantes, garantia de banhos carracicidas, para além da aquisição de instrumentos de trabalho, entre outras necessidades para a área da pecuária.

Até ao momento, a Direcção Provincial da Agricultura de Gaza (DPA) procedeu à distribuição de pelo menos 180 toneladas de milho que beneficiaram um total de 35 mil famílias em Xai-Xai, Bilene, Chibuto, Massingir, Massangena, Chókwè, Mandlakaze e Mabalane.

Por seu turno, o Ministério da Agricultura (MINAG) colocou à disposição dos camponeses, quantidades consideráveis de sementes de milho, feijões e hortícolas, para além de instrumentos de trabalho como enxadas, regadores e pulverizadores.

Gaza - Contingência para agricultura necessita de 66 milhões

Segundo o nosso interlocutor, foram ainda garantidas aos produtores, estacas de mandioca em toda a região nortenha de Gaza e rama de batata-doce de polpa alaranjada, para Xai-Xai, Bilene, Mabalane e Chigubo.

De referir que, para se assegurar a multiplicação da rama da batata-doce, foram estabelecidos quatro campos, sendo um no distrito de Xai-Xai e os restantes em Mabalane.

Segundo nos foi dado a conhecer por Ernesto Paulino, a DPA, teve igualmente que intervir numa área de cerca de 6000 hectares no combate à praga de lagarta invasora, que atacou nomeadamente os distritos de Mabalane, Guijá e Xai-Xai. Mercê à referida acção, ainda de acordo com a nossa fonte, foi possível salvar extensas áreas de milho e de feijão-nhemba, que corriam sérios riscos de serem dizimados por aqueles predadores.

De salientar que mais de 100 mil bovinos em seis distritos de Gaza, foram afectados na província, tendo como impacto imediato a redução considerável das áreas de pasto, surgimento de doenças gastrointestinais, movimentação de animais, dentre outros transtornos para os criadores.

A aquisição de pulverizadores e de medicamentos, bem como o estabelecimento de corredores de tratamento, são algumas das acções de emergência definidas para a presente fase pelas autoridades pecuárias de Gaza, para fazer face aos estragos causados pelas cheias.