Destaque Nyusi anuncia 3 biliões de meticais para investigação agrária

Nyusi anuncia 3 biliões de meticais para investigação agrária

O Governo moçambicano vai disponibilizar três biliões de meticais para a requalificação dos laboratórios de investigação agrária, produção de vacinas e multiplicação de sementes, nos próximos dois anos e meio, no quadro dos esforços do aumento da produtividade.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no distrito municipal KaTembe, durante o seu discurso de abertura do I Simpósio de Investigação Agrária.

Filipe Nyusi também explicou a razão destes investimentos. “Este investimento parte da nossa convicção de que a transformação deste sector começa com a ligação e produção por meio dos extensionistas e uma parte desse valor já está nos laboratórios, a qualquer momento voltaremos a fazer a entrega de laboratórios modernos”.

Um investimento que, na verdade, ganha mais razão de ser por acontecer num momento em que a pesquisa acaba de trazer uma solução importante para um grande problema, a produção de trigo.

Com a guerra entre os maiores produtores de cereais, a Rússia e a Ucrânia, Moçambique sentiu na pele a dor de ser dependente. Porém, o país poderá ver-se livre dessa dependência em breve, já que acaba de ser concluída uma pesquisa que indica ser possível tornar-se auto-sustentável.

“Os resultados de pesquisa de trigo indicam o potencial de produtividade de sete mil toneladas por hectare em Niassa e quatro mil em Manica”, revelou, adiantando que “os próximos passos são a alimentação da variedade e a disseminação desta tecnologia, que passará pela multiplicação massiva das sementes e treinamento dos nossos extensionistas e dos nossos produtos para a massificação da sua produção”.