Destaque País dispõe de quantidades suficientes de trigo

País dispõe de quantidades suficientes de trigo

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, assegura que, apesar da escassez de trigo para a produção de pão no mercado internacional, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Moçambique dispõe de quantidades suficientes para cobrir as suas necessidades até ao final do presente ano.

“O Ministério da Indústria e Comércio está a monitorar a situação e acreditamos que temos uma quantidade de trigo suficiente para este ano, sem qualquer problema. No próximo ano, teremos que continuar vigilantes enquanto não produzimos esta matéria prima, trabalhando sempre com o sector privado”, disse em entrevista ao Jornal Notícias.

Falando numa entrevista, hás dias, no Programa “Cartas na Mesa”, da Rádio Moçambique (RM), Celso Correia explicou ainda estar a registar-se uma alta de preços, no mercado internacional, de arroz, trigo e óleo, produtos com peso considerável no orçamento familiar.

“O preço do óleo, por exemplo, saiu dos 800 para 1.800 dólares por tonelada. Assim, esta crise tem de ser avaliada e acompanhada em várias dimensões, sendo a primeira sobre abastecimento, isto é, se existe ou não ruptura de stock a nível nacional”, frisou.

O governante afirmou também que o incremento do custo desses produtos no país resulta da transferência da inflação global, ressalvando tratar-se de um fenómeno que Moçambique não tem como evitar, não obstante pressionar fortemente a balança comercial e as reservas líquidas internacionais.

“O Estado e as famílias estão sob pressão e temos que
encontrar formas de sacudir essa pressão. A única maneira é continuar a produzir, pois não temos alternativa e, por isso, temos de intensificar todos os programas de produção, valorizando os nossos produtos para poder obter receita e saber onde podemos intervir para mitigar uma dada situação sempre que possível”, frisou.