De acordo com o diplomata, neste momento, a cooperação no referido sector passa pela formação de quadros, encontrando-se estudantes moçambicanos em formação na matéria em Angola.
Por outro lado, considerou excelentes as relações nos distintos domínios, sobretudo, na educação, defesa e segurança, policial e concertação política.
Domingos Fernandes disse ter abordado com o presidente da Assembleia Nacional questões relacionadas com a cooperação entre os dois parlamentos, principalmente, a implementação do protocolo existente nesta vertente, assinado em Novembro de 2003.
Neste quadro, disse que a execução do acordo é positiva, pois têm sido honrados os pontos nele constante, traduzidos na troca constante de visitas entre as comissões de especialidades de ambos os órgãos, visando o intercâmbio de experiências.
Lembrou que, nesta perspectiva, esteve uma delegação parlamentar angolana a visitar Moçambique há duas semanas, em retribuição de duas anteriores de deputados moçambicanos efectuadas a Angola.
O embaixador disse igualmente ter transmitido a Fernando da Piedade Dias dos Santos as felicitações da sua homóloga do Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, pela sua eleição ao cargo, a 31 de Agosto de 2012, bem como o convite para visitar aquela nação, tão logo a sua agenda o permita.