Sociedade Educação MINED lança Jornadas de Educação

MINED lança Jornadas de Educação

O Ministério da Educação lançou ontem Jornadas de Educação, para, segundo a Secretária Permanente do pelouro, Maria de Fátima Zacarias, demonstrar o cometimento do sector em busca da evidência empírica que fundamente as estratégias existentes, bem como alimentar a reflexão sobre o papel da pesquisa face às exigências da escola do futuro.
MINED lança Jornadas de Educação

Ao que explicou, a promoção da pesquisa educacional, os desafios que se colocam hoje à educação e, particularmente, na melhoria da qualidade da aprendizagem, são complexos, urgentes, mas de realização possível. É neste contexto que, segundo ela, a pesquisa, o debate franco, aberto e participativo sobre o processo educativo afiguram-se importantes, pois criam espaço para o questionamento, o confronto de ideias e a construção de consensos.

“Importa trazer à nossa memória o célebre slogan “a educação é tarefa de todos nós”, para destacar o papel de todos e cada um dos profissionais da educação, dos académicos e da sociedade em geral, na reflexão permanente sobre as realizações presentes e futuras no âmbito da educação. Olhando para o Plano Estratégico da Educação 2012-2016, o mesmo coloca-nos como grande desafio, no âmbito da qualidade, a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, privilegiando o Ensino Primário” – disse.

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As primeiras Jornadas de Educação, organizadas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), uma unidade do MINED, decorrem sob o lema “por uma pesquisa educacional com foco na qualidade da aprendizagem”.

Os debates em volta destas jornadas serão caracterizados por mesas-redonda e palestras em torno da Educação, onde se sobressaem temas como “contributos para melhoria da qualidade de ensino em Moçambique”; “reflexão sobre ensino e educação de qualidade”; qualidade de educação e ensino em Moçambique”; “o papel da pesquisa na implementação do Plano Estratégico da Educação 2012-2016, no domínio da qualidade de educação; bem como debate em torno da “formação de professores de educação bilingue em Moçambique – resultados da experimentação do ensino bilingue”.

Neste evento serão apresentadas 58 comunicações em conferências e palestras. Tomam parte nesta cerimónia cerca de 160 participantes.