Sociedade Saúde Reduzem casos de cólera em Nampula

Reduzem casos de cólera em Nampula

Reduzem casos de cólera em Nampula

A cidade de Nampula registou, de Janeiro último a esta parte, 27.087 casos de diarreia e cólera, contra 28.713 de igual período do ano passado, o que significa uma redução de seis (06) por cento. Esta tendência deve-se ao envolvimento das comunidades na implementação e observância das medidas de higiene pessoal e colectiva, segundo o director dos serviços de saúde daquela parcela do país, Leonel Namuquita.

Nesta época chuvosa, os surtos de cólera, diarreia e malária são frequentes. Por isso, as autoridades de saúde encontram-se a desenvolver acções de prevenção, que consistem na promoção de campanhas de limpeza nas comunidades, com maior incidência nas zonas consideradas vulneráveis a esta doenças.

Leonel Namuquita, que falava a jornalistas por ocasião da realização de uma sessão do governo da cidade de Nampula, disse que este ano prevê-se que as campanhas de sensibilização sobre a observância das normas higiene pessoal e colectiva tenham maior sucesso porque iniciaram muito cedo em comparação com as épocas chuvosas anteriores. Os líderes comunitários estão também envolvidos.

Recomendado para si:  TRAC inicia reabilitação da estrada entre Ressano Garcia e Nó de Tchumene

Alguns munícipes entrevistados pela nossa reportagem consideram que as referidas campanhas de limpeza por mais intensivas que sejam podem fracassar porque ainda persiste o deficiente sistema de recolha do lixo, sobretudo, na periferia da cidade.