O chefe de Departamento das Relações Públicas no Comando da Polícia Municipal da Cidade de Maputo, o subinspector da Polícia, Lázaro Valoi, disse que o indivíduo actuava como agente da Polícia Camarária, nos estabelecimentos comerciais daquele bairro.
A sua neutralização, de acordo com Lázaro Valoi, foi graça a um agente da Polícia Municipal que estava de passagem por um dos estabelecimentos, tendo achado estranho a actuação do indivíduo que não apresentava postura policial, dado que se apresentava barbudo.
O indivíduo, de acordo com a fonte, nas suas actuações, tal como nesta quarta-feira, vinha trajado de uniforme da Polícia Municipal e exibia um crachá de um agente da Polícia de nome Júlio Macamo, que teria sido assaltado há um mês na zona da Praça dos Combatentes, vulgo Xikelene, tendo sido, na ocasião, arrancado uma pasta contendo esses bens de uso de serviço.
A fonte avançou que Ildo Gabriel Gove faz parte de uma quadrilha de 3 indivíduos procurados pela Polícia e tem vindo a protagonizar extorsões nos estabelecimentos comerciais do Benfica, usando falsas qualidades de agentes da Polícia.
O caso foi entregue à PRM, mormente a Polícia de Investigação Criminal, que neste momento investiga o indivíduo, na tentativa de neutralizar os restantes membros do grupo de falsos policiais. Por isso, as autoridades não avançaram mais detalhes, até que as investigações sejam concluídas…