Sociedade Migração digital: Já existe esboço a seguir

Migração digital: Já existe esboço a seguir

23341 DVBT+%E2%80%93+2.jpg

A estratégia de Moçambique será apreciada na reunião dos Ministros do sector dos Transportes e Comunicações da Comunidade de Países da Austral de África que terá lugar próxima semana, nas Maurícias.

O esboço da estratégia nacional foi apreciado neste encontro que juntou em Maputo, representantes das instituições de telecomunicações e operadores na área da radiodifusão.

Seis pilares suportam o documento, cujos desafios incidem sobre a expansão da banda larga por todo o país, acessibilidade e o posicionamento do grupo de empresas do Estado no sistema.

Moçambique está alinhado a estratégia Regional daí terá optado pelo sistema digital, que por sinal foi  escolhido pela maioria dos países da SADC, com a sigla DVBT – 2.

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique diz que o sector trabalha a todo o gás para cumprir com os prazos do fim da migração na região, estabelecido para Junho de 2015.

Ainda assim, o sector reconhece atrasos na campanha de divulgação do processo e aconselhamento dos utilizadores na aquisição e adopção de mecanismos para o acesso do futuro sistema.