Economia Jovens devem acelerar devolução dos 7 milhões

Jovens devem acelerar devolução dos 7 milhões

O Secretário-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Basílio Muhate, manifestou-se satisfeito com os níveis de reembolso do fundo de apoio às iniciativas locais, vulgo 7 milhões por parte dos jovens na província de Inhambane, mas apelou para que o processo de devolução seja célere.
Jovens devem acelerar devolução dos 7 milhões

Basílio Muhate visitou recentemente cinco distritos da província de Inhambane, nomeadamente Zavala, Morrumbene, Panda, Funhalouro e Mabote, incluindo a cidade capital. Naqueles distritos, o secretário-geral da OJM visitou iniciativas empreendedoras de jovens que beneficiam do fundo de 7 milhões, tendo constatado com agrado a organização individual e colectiva dos jovens com vista a submeterem seus projectos aos conselhos consultivos distritais.

Exortou para que os militantes da organização e a juventude em geral abracem o programa das células agrárias, que consiste na criação de iniciativas juvenis individuais e colectivas nos ramos da agricultura e pecuária. O apelo enquadra-se no âmbito das decisões do X Congresso do partido Frelimo que orientam os militantes para uma maior participação no combate a pobreza e na promoção da riqueza.

Nos distritos de Mabote e Funhalouro, os jovens mostraram-se preocupados com a falta de chuva nos postos administrativos e localidades, o que já comprometeu a fase inicial da campanha agrícola 2012/2013. Uma das actividades desenvolvidas pelos jovens naqueles distritos é a criação de gado e a cultura do caju.

Basílio Muhate procurou inteirar-se do acesso a habitação por parte dos jovens, tendo testemunhado a atribuição de talhões para a construção de casas nos distritos de Zavala e Funhalouro, onde já foram entregues pouco mais de 1000 unidades, e na cidade de Inhambane, onde o presidente do município lançou o programa de atribuição de talhões envolvendo 150 jovens, de um total de mil.

Recomendado para si:  Parque Nacional de Banhine reinicia ciclo da vida selvagem com introdução de novas espécies

Em Panda e Mabote já foram identificados espaços para atribuição de talhões aos jovens, estando prevista para princípios de 2013. Basílio Muhate saudou os esforços dos governos distritais e municipais em Inhambane no provimento de habitação para jovens e exortou para que estas iniciativas continuem.

No Distrito de Morrumbene, o secretário-geral da OJM visitou uma propriedade da organização. Trata-se de uma propriedade que ocupa uma área de cerca de 700 hectares, destinada ao desenvolvimento de diversas actividades. Basílio Muhate disse que a OJM pretende reactivar a actividade e a dinâmica que esta propriedade já teve no passado no desenvolvimento da província de Inhambane.

A visita àquela província tinha como objectivos acompanhar o grau de funcionamento dos órgãos da OJM, divulgar as decisões do X Congresso junto dos jovens, diálogo e troca de experiências. Integraram a comitiva Edilson Munguambe, chefe do gabinete de estudos e análises da OJM, Virgílio Muhlanga, chefe de relações públicas, Felícia Sabina, membro do gabinete de desenvolvimento da jovem mulher na sede nacional, e Argentina Chilengue, colaboradora da sede nacional da organização.