Sociedade Edifício da UP escapa a incêndio em Nampula

Edifício da UP escapa a incêndio em Nampula

O edifício da delegação da Universidade Pedagógica de Moçambique, UP, na cidade de Nampula, escapou na manhã desta terça-feira a um incêndio que teria sido originado por uma explosão do sistema eléctrico.
Segundo constatámos no local, o quadro/caixa que recebe a energia eléctrica para consumo nas instalações em alusão teria possivelmente registado um curto-circuito, o que originou de imediato uma chama de fogo.
Os funcionários e agentes que se encontravam em serviço na ocasião viram-se obrigados a abandonar em demandada o local, cada um à sua maneira e levando o pouco que pensasse que poderia salvar.
A prontidão de alguns funcionários concorreu para que o incêndio não se registasse quando pegaram em extintores e tentaram debelar a chama de fogo que ia nascendo do curto-circuito.
Testemunhas falaram à nossa Reportagem que “nós ouvimos uma explosão do lado de dentro e quando saímos os nossos colegas daqui de trás estavam a fugir”.
Pelo menos até a nossa retirada do local, não se reportou nenhum dano material avultado e muito menos danos humanos. O inquérito, como é hábito, ainda não se faz.
Oficialmente a UP em Nampula ainda não se pronunciou em relação ao incidente, pois no momento da explosão não se encontrava nas instalações nenhuma figura com poderes decisórios na delegação.
O incidente aconteceu cerca das 9 horas e de imediato foi solicitado apoio ao corpo de salvação pública de Nampula. Este só se fez presente no local pouco mais de hora e meia.
Habitualmente quando sucede algum incidente em Nampula que exija a intervenção do corpo de salvação pública este nunca está à altura de satisfazer aos pedidos, ora porque não dispõe de meios suficientes, sobretudo água, ora não tem combustível na viatura.
CanalMoz
Recomendado para si:  LAM readmitida na Comunidade Internacional de Aviação