Início Sociedade Edifício da UP escapa a incêndio em Nampula

Edifício da UP escapa a incêndio em Nampula

O edifício da delegação da Universidade Pedagógica de Moçambique, UP, na cidade de Nampula, escapou na manhã desta terça-feira a um incêndio que teria sido originado por uma explosão do sistema eléctrico.
Segundo constatámos no local, o quadro/caixa que recebe a energia eléctrica para consumo nas instalações em alusão teria possivelmente registado um curto-circuito, o que originou de imediato uma chama de fogo.
Os funcionários e agentes que se encontravam em serviço na ocasião viram-se obrigados a abandonar em demandada o local, cada um à sua maneira e levando o pouco que pensasse que poderia salvar.
A prontidão de alguns funcionários concorreu para que o incêndio não se registasse quando pegaram em extintores e tentaram debelar a chama de fogo que ia nascendo do curto-circuito.
Testemunhas falaram à nossa Reportagem que “nós ouvimos uma explosão do lado de dentro e quando saímos os nossos colegas daqui de trás estavam a fugir”.
Pelo menos até a nossa retirada do local, não se reportou nenhum dano material avultado e muito menos danos humanos. O inquérito, como é hábito, ainda não se faz.
Oficialmente a UP em Nampula ainda não se pronunciou em relação ao incidente, pois no momento da explosão não se encontrava nas instalações nenhuma figura com poderes decisórios na delegação.
O incidente aconteceu cerca das 9 horas e de imediato foi solicitado apoio ao corpo de salvação pública de Nampula. Este só se fez presente no local pouco mais de hora e meia.
Habitualmente quando sucede algum incidente em Nampula que exija a intervenção do corpo de salvação pública este nunca está à altura de satisfazer aos pedidos, ora porque não dispõe de meios suficientes, sobretudo água, ora não tem combustível na viatura.
CanalMoz
Artigo anteriorFórum Nacional de Rádios Comunitárias vai processar Edil de Manica
Próximo artigoBanimento de viaturas com volante a esquerda