Sociedade Cidadãos burlados através de ATM’s

Cidadãos burlados através de ATM’s

23272 ATM.jpg
Porém, estas instituições dizem que nunca, mandaram SMS para os seus clientes, para coisa alguma.

A rede de ladrões tem estado a criar transtornos aos clientes de alguns bancos comerciais que operam no país, em especial na cidade de Maputo, através do serviço de mensagens curtas (SMS), enviadas por telefones celulares.

Os larápios instruem as suas vítimas a deslocarem-se às caixas de ATM onde, seguindo instruções, acabam associando as suas contas bancárias aos números de telemóveis dos bandidos que através do `Tako Móvel´ efectuam o saque, sem nenhuma dificuldade.

Os clientes do Millennium BIM e do Banco Comercial de Investimento (BCI) são as vítimas preferenciais dos ladrões, alegadamente por terem maior volume de clientes que recebem os seus salários via banco. Para os dois bancos, o teor das mensagens enviadas pelos malfeitores aos clientes é a mesma. O `Notícias´ teve acesso a algumas dessas mensagens, através de cidadãos burladas e que contactaram o nosso Jornal para relatar o que está a acontecer, sobretudo no final do mês. Pelo que passa a transcrevê-las de seguida: `Millennium BIM – SMS, caro cliente, a sua conta está cativa. Queira por favor contactar o balcão através dos números 82 7163244 ou 84 3912202, gestor Sérgio Manhique´.

`BCI Ponto 24: Caro cliente a sua conta está cativa. Queira por favor contactar o balcão sede do BCI pelos números 82 0663326 ou 84 2231858, gestor Yuran Coreia´.

Recomendado para si:  Governo ordena suspensão de licenças mineiras em Manica

O mesmo indivíduo (Yuran Coreia) enviou outra mensagem com o mesmo teor através do número 82 0897310, no dia 13 de Setembro, às 12.15 horas, para um outro cliente do banco.

Uma das questões que os ladrões pedem é o número do celular pelo qual a vítima foi contactada por eles. Para concretizar os seus intentos, estes colocam várias perguntas à vítima dentre as quais: Há quanto tempo é cliente do BIM ou BCI? Quando foi a última vez que viu o seu saldo? Qual era o valor do saldo? A que distância você está da ATM? Podes ir à ATM para activarmos a sua conta? Quando chegares a ATM ligue-me para te dar instruções?

Para conseguirem informações de carácter pessoal, os larápios alegam problemas do sistema bancário e por essa razão, a solução do problema detectado na conta do cliente passa por usar uma ATM.

Com estes argumentos alguns clientes distraídos ou por falta de conhecimento do funcionamento dos bancos acabam `caindo´ na armadilha dos malfeitores, transferindo valores monetários para os ladrões ou associando as suas contas bancários aos números de telefones da rede de assaltantes, para logo de imediato o dinheiro ser levantado através do sistema `Tako Móvel´. Efectuada esta operação, o número é desligado, não sendo possível depois entrar em contacto com os ditos gestores bancários.