O contrato define a construção inicial de salas de aula, uma área administrativa e uma área exterior de jogos para crianças e permitirá a academia abrir suas portas às crianças do ensino primário (a partir dos cinco anos) a partir de Agosto de 2013. O design para às fases subsequentes de construção encontra-se em andamento. Juntamente com às actividades de planeamento e design, a academia têm-se focado, nos últimos anos, em providenciar formação para professores e em liderança escolar através do seu centro de desenvolvimento profissional. Desde 2009 que 14 escolas públicas locais têm vindo a beneficiar do apoio e colaboração sustentada, facilitada por especialistas de África e do exterior.
A academia Aga Khan Maputo é a terceira de uma rede integrada de escolas residenciais dedicadas à expansão do acesso à educação de um padrão internacional de excelência para meninas e meninos excepcionais, independentemente da sua condição financeira. Localizadas em África, na Ásia Central e do Sul, e no Médio Oriente, os valores fundacionais da academia Aga Khan incluem a meritocracia, o pluralismo e a sociedade civil.
Exclusivamente, a Academia Aga Khan Maputo irá proporcionar aos alunos uma aprendizagem dupla em inglês e português. Esta nova academia adopta o modelo de grande sucesso estabelecido pelas duas primeiras Academias, que abriram em Mombassa, no Quénia, em 2003, e em Hyderabad, na Índia, em 2011.