Sociedade Criminalidade Alfândegas apreendem ouro avaliado em cerca de 700 mil USD

Alfândegas apreendem ouro avaliado em cerca de 700 mil USD

A apreensão ocorreu na quarta-feira última, quando o referido cidadão pretendia viajar de regresso ao seu país, via Joanesburgo, na vizinha África do Sul.

As Alfândegas de Moçambique apreenderam, no Aeroporto Internacional da Beira, 13,466 quilos de ouro fundido, correspondentes a cerca de 700 mil dólares, que estavam na iminência de serem traficados por um cidadão de nacionalidade libanesa.

A apreensão ocorreu na quarta-feira última, quando o referido cidadão pretendia viajar de regresso ao seu país, via Joanesburgo, África do Sul.

Fonte da delegação provincial das Alfândegas é citada pelo jornal “Diário de Moçambique” a referir que o cidadão transportava ilegalmente, na sua bagagem, ouro fundido na forma de seis lingotes e cinco prismas com base circular, de aproximadamente sete centímetros de diâmetro.

“O cidadão foi interpelado pelas autoridades alfandegárias quando se preparava para o embarque, num voo internacional com destino a Joanesburgo”, que estava previsto para as 13h00 da quarta-feira passada.

As alfândegas referem que, na altura da ocorrência, no Aeroporto Internacional da Beira, o libanês “ofereceu resistência em colaborar no processo de reverificação”, mas, “ouvido em declaração, o arguido disse que o ouro era resultado de actividade de garimpo” na província de Manica.

Recomendado para si:  Moçambique lança sistema moderno de alerta e resposta rápida a desastres naturais