O governante falava no bairro da Munhava no lançamento oficial do projecto Pró-Jovem, uma iniciativa do governo destinada a apoiar iniciativas jovens daquele bairro, num valor avaliado em um milhão de meticais.
“Tendes o privilégio de ser os primeiros do Pró-jovem na cidade da Beira, pelo que recai sobre vós muita responsabilidade. Sereis sempre referência primária do programa nesta cidade e estareis, de uma ou de outra forma, sempre ligados às fases subsequentes do mesmo, pelo que também sedes referência por boas práticas, espírito empreendedor, gestão orientada para resultados e reembolso dos fundos dentro dos prazos estabelecidos”, alertou o Primeiro-ministro, dirigindo-se aos jovens ali presentes.
O PM reconheceu que o montante disponibilizado para os jovens daquela urbe, particularmente do populoso bairro da Munhava, não é suficiente para responder às solicitações de todos os jovens que naquela parcela do país procuram financiamento para implementar os seus projectos.
No entanto, acrescentou, é um ponto de partida que, com base nos resultados da sua aplicação pelos jovens beneficiários, poderá gerar outros milhões de meticais para mais moçambicanos.
Paralelamente, apelou ao Conselho Nacional da Juventude a todos os níveis e às autoridades locais a divulgarem amplamente entre os jovens a existência destes fundos e os requisitos para aceder a eles.
“O Pró-Jovem tem ainda a particularidade de capacitar os candidatos em matéria de elaboração de plano de negócios e empreendedorismo, dotando-os, desse modo, de conhecimentos úteis ao desenvolvimento de actividades geradoras de rendimento mesmo fora do âmbito do programa e para toda a vida’’ – explicou Aires Ali.
Um dos aspectos que o dirigente destacou como sendo importante neste processo é a formação dos beneficiários para a gestão de projectos. Chamou a atenção ao Instituto de Pequenas e Médias Empresas bem como a outras instituições afins para acelerarem o processo, justificando que as escolas de ensino técnico-profissional existentes no país ainda não são suficientes para garantir a formação cabal de todos os jovens.
Por seu turno, o Governador de Sofala, Carvalho Muária, pediu aos jovens, sobretudo aos que se beneficiarem dos fundos do programa, que honrem os compromissos para que a iniciativa abranja a mais pessoas.