O presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto Fernando, que avançou esta informação ao Canalmoz, disse que as obras de construção da infra-estrutura arrancam no próximo ano.
Explicou que com a construção da central eléctrica de Vilankulo a EDM pretende reforçar a qualidade de energia eléctrica que é fornecida a toda a província de Inhambane, sobretudo na zona norte, onde neste momento se regista muitos cortes e oscilações de corrente eléctrica, devido a sobrecarga das fontes que actualmente alimentam aquela zona sul de Moçambique.
“Como sabe, a região norte de Inhambane está neste momento a registar muitos investimentos de vária índole, daí a necessidade de respondermos com qualidade de energia para podermos alimentar tanto os projectos já existentes como aqueles que estão a ser implantados”, sublinhou o PCA da EDM.
“Para além desta central eléctrica, que vai estar ligada à rede nacional de Cahora Bassa, também vamos apostar nas outras fontes de produção de energia eléctrica a partir do gás natural que está a ser produzido em Temane, como forma de responder à demanda a nível da província de Inhambane e outras regiões da zona sul do país”, finalizou Augusto Fernando.
Refira-se que recentemente foi inaugurada uma central eléctrica de produção de energia eléctrica a partir do gás natural na zona de Ressano Garcia, na província de Maputo.