Sociedade Educação Detectadas fraudes massivas nas avaliações finais do primeiro semestre

Detectadas fraudes massivas nas avaliações finais do primeiro semestre

Alunos neutros .jpg
As últimas avaliações do semestre que tiveram lugar no país, envolvendo o primeiro e segundo ciclos, foram marcadas por fraudes massivas, na Zambézia, sobretudo na cidade de Quelimane. Ou seja, grande parte dos estudantes, em número ainda não apurado, foi flagrada com guiões das respectivas avaliações, designadamente, Matemática, Física, Química, Geografia, História e Desenho.

Na escola primária completa de Quelimane, por exemplo, numa turma 50 alunos, mais de metade de estudantes foi flagrada com guiões dos testes, uma acção sistemática, tendo em conta que em escolas como secundária de Quelimane, Eduardo Mondlane, Patrício Lumumba, 25 de setembro, Aeroporto expansão e escola secundária do primeiro ciclo de coalane sucederam situações similares.

O estranho é que ao nível da direcção provincial da educação e cultura da Zambézia existe uma comissão que elabora as avaliações, e as mesmas ficam no departamento de direcção pedagógica, na repartição do ensino secundário ao nível do sector.

nas vésperas das avaliações, os testes são enviados as todas as escolas da província para a sua reprodução.

Recomendado para si:  UCM destaca diálogo político inclusivo como pilar para a paz e o progresso de Moçambique

É nesse momento que se presume que tenha havido uma fuga, alegadamente perpetrada por um quadro do sector.

“O que eu acho é que depois de elaborado o exame, a própria direcção provincial devia reproduzir os testes e colocá-los nos envelopes de forma selada tal como tem feito nos exames, para evitar casos de fraudes…”, disse um funcionário do sector da educação.

Antes das avaliações, o nosso jornal constatou que em diversos centros comerciais, ao nível da cidade de Quelimane, tal é o caso dos mercados central, Brandão, lixo, bem como nos portões das escolas eram vendidos, de forma discreta, e por indivíduos disfarçados, guiões das avaliações, que variavam de 15 a 25 meticais para a 12a classe e 50 meticais para 10a classe.