Nacional Trabalhadores queixam-se de mau relacionamento com o patronato na ponta de ouro

Trabalhadores queixam-se de mau relacionamento com o patronato na ponta de ouro

POnta do Ouro.jpg
Nove inspectores do ministério do trabalho estão, desde o último sábado, no posto administrativo da Ponta d’Ouro  para investigar os desmandos protagonizados por operadores turísticos.
Trata-se de casos de baixos salários, sobrecarga de horários, maus tratos, despedimento em massa sem justa causa, entre outras irregularidades que põem em causa a dignidade humana e azedam cada vez mais a relação laboral entre o patronato e os trabalhadores.

No âmbito das investigações, a ministra do Trabalho, Helena Taipo, deslocou-se ontem àquele ponto da província de Maputo para auscultar as preocupações da massa laboral e procurar soluções imediatas, que deverão ser encontradas nos próximos dez dias pela equipa de inspectores de trabalho.
Uma das reclamações apresentadas tem que ver com os valores descontados aos trabalhadores, mas que não são canalizados ao INSS.

A outra reclamação é relativa à falta de cumprimento, por parte das empresas, das suas responsabilidades sociais (…). “não é favor nenhum que as empresas  baseadas aqui cumpram com a sua responsabilidade social, de modo a ajudar as comunidades locais a saírem da pobreza”, afirmou Helena Taipo.