Sociedade Segurança Ladrões de animais inquietam população de Murrupula

Ladrões de animais inquietam população de Murrupula

imagem nao disponivel.jpg

Os residentes do posto administrativo de Cazuzo, distrito de Murrupula, na província de Nampula, estão preocupados com a crescente onda de roubos de animais domésticos (cabritos, galinhas, patos) bem como de produtos agrícolas das suas machambas. Durante este ano, mais de 50 cabeças de gado caprino desapareceram devido à acção de um grupo de indivíduos que tem vindo a tirar o sossego à população local. Os régulos Mphata e Mmuatho são os mais lesados.

Os ladrões invadem os currais durante a calada da noite, matam os animais, esfolam-nos e abandonam a pele, a cabeça, as patas e as tripas no pátio dos proprietários do cabritos, e a carne é vendida na cidade de Nampula, que dista 80 quilómetros. Até os líderes comunitários locais não escapam à acção dos larápios.

O régulo Mphata referiu que perdeu 12 cabeça do gado caprino. “Estamos preocupados com a situação de roubos aqui no distrito. Há muitos ladrões de cabritos, galinhas e patos”, disse o líder comunitário para depois afirmar que a maior parte das vítimas é responsável por diferentes comunidades. Na mesma situação está o régulo Mmuatho, que também viu grande parte do seu gado (15 cabeças) desaparecer do seu curral.

Armando Rafael, morador do povoado do Mphata, conta que desde que começou a dedicar- -se à criação de cabritos e galinhas tem vindo a sofrer roubos constantes, mas afirmou que o que está a acontecer nos últimos dias é preocupante. “Presumo que os gatunos estejam a realizar a sua actividade com recurso à magia negra, pois não se justifica que nenhum dos moradores tenha ouvido os ladrões a abaterem os animais”, disse.

Rafael disse ainda que, devido aos crescentes casos de roubos de cabritos, a população daquela comunidade, as autoridades do posto administrativo e os líderes comunitários de diferentes localidades e povoados reuniram-se para encontrar uma forma de pôr cobro à situação, tendo-se decidido reforçar a vigilância comunitária. Porém, o problema persistiu, ou seja, cresceram os casos de criminalidade, roubo de galinhas, patos, cabritos, e produtos agrícolas nas machambas.

Armando Rafael acusa alguns jovens residentes no posto administrativo de Namaita, no distrito de Nampula-Rapale, de serem os protagonistas de roubo de bens em Cazuzo. “A maior parte das pessoas cria animais com o objectivo de melhorar a sua vida, mas o seu sonho e esforço têm sido deitados abaixo pelos larápios”. A população anda agastada com a situação e promete responsabilizar por todos os animais perdidos até agora o indivíduo que for encontrado em flagrante.

Carne de cabrito é vendida em Namaita

A população de Cazuzo, no distrito de Murrupula, diz já ter pistas de algumas pessoas que, com certa frequência, têm vindo a roubar os seus cabritos e produtos agrícolas nas suas machambas. O régulo Mphata apontou os vendedores de carne de cabrito da vila de Namaita como os principais suspeitos. “Estamos a investigar e já temos alguns suspeitos em Namaita. Nós produzimos para as nossas famílias e não para os larápios”, disse.

Ladrões neutralizados

A nossa reportagem testemunhou a neutralização de um indivíduo que supostamente se dedicava ao roubo de cabritos em Cazuzo. Depois de ser barbaramente espancado por populares, ele confessou ter-se apropriado de 10 cabeças de gado caprino e vendido a carne em Namaita. Só não foi linchado graças à intervenção do dono dos animais.

A população daquele posto administrativo descobriu o referido cidadão na madrugada do último Domingo depois de na noite anterior ter roubado mais um cabrito na casa do régulo Mphata. Das investigações feitas pelos moradores, constatou-se que vivia naquele povoado um jovem oriundo de Namaita.

Os residentes deslocaram-se para a casa do suspeito tendo encontrado alguns indícios. Porém, um dos sinais que dissipou as dúvidas da população foi o facto de a esposa do acusado, que se encontrava a preparar carne de cabrito, ter fugido quando os moradores pediram para revistar a casa.

No quintal, foram encontradas uma grelha e uma panela de barro com carne, tendo-se chegado à conclusão de que se tratava do animal que teria sido roubado na casa do líder comunitário daquele povoado. Os moradores questionaram o jovem, tendo este recusado, mas depois de ser torturado pelos populares acabou por confessar ter roubado um total de 10 cabritos e de os ter vendido a um comerciante de Namaita.

Da conversa que o jovem manteve com a nossa equipa de reportagem, este disse não estar directamente ligado aos crimes de que é acusado, mas afirmou que trabalha com um grupo constituído por sete elementos provenientes do posto administrativo de Namaita, incluindo o conhecido vendedor de carne no mercado de Incomate.

“Muitas vezes temos efectuado os roubos usando a magia negra. O nosso patrão é que nos aconselha a usar. Ele dá- -nos uma garrafa com um líquido para deitar à volta da casa onde vamos roubar”, conta.