Sociedade Saúde Cancros de útero e de mama mataram 27% das mulheres no país

Cancros de útero e de mama mataram 27% das mulheres no país

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

Segundo Juvenaldo Amós, os distritos não conseguiram alcançar as metas estipuladas nos programas dos serviços materno-infantil e de vacinação programados para o primeiro trimestre sob orientação da Organização Mundial da Saúde.

Os cancros de útero e de mama foram responsáveis pela morte de 27% das mulheres, nos últimos anos, em todo o país. Os dados foram revelados durante o decurso do XL Conselho de Coordenação Provincial da Saúde de Manica, terminado ontem, no distrito de Nhamatanda, na província de Sofala.

Estes dados criam preocupação ao sector de saúde da província de Manica, o que o abrigou a começar com a expansão do programa de rastreio do cancro de cólon do útero e da mama nos distritos, de modo a controlar a doença que atinge as mulheres.
De acordo com o director provincial de Saúde de Manica, Juvenaldo Amós, a doença já começa a preocupar as autoridades de saúde, que já buscam saídas com vista a controlar as manifestações da mesma enquanto precoce.

Para o seu controlo, a Direcção Provincial de Saúde de Manica já iniciou com serviços inseridos no programa de rastreiro da doença no Hospital Provincial de Chimoio, estando os serviços já em expansão para todos os distritos de Manica.
No mesmo Conselho Coordenador foram discutidas as fragilidades verificadas nos serviços materno-infantil e programas de vacinação, registados nos distritos, no primeiro trimestre deste ano.