Sociedade Embaixada de Moçambique na Rússia terá responsável para apoiar estudantes e facilitar...

Embaixada de Moçambique na Rússia terá responsável para apoiar estudantes e facilitar a renovação de documentos


Os estudantes moçambicanos estabelecidos na Rússia beneficiarão a partir de agora de um representante na Embaixada de Moçambique, que estará encarregado de acompanhar as suas necessidades, incluindo a renovação de documentos, sem a necessidade de viajar de volta ao país.

O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante um encontro com a comunidade moçambicana em Moscovo, nesta segunda-feira. O Chefe do Estado ressaltou que o Governo de Moçambique está em diálogo com as autoridades russas visando incrementar o número de bolsas de estudo para os estudantes nacionais, prevendo-se a atribuição de cerca de 150 bolsas anuais.

“Nós gostaríamos de ter muitos mais moçambicanos a virem estudar na Rússia”, declarou Daniel Chapo, evidenciando o interesse do país em expandir as oportunidades de formação académica nesta nação.

Além disso, o Presidente anunciou a criação de uma base de dados dos moçambicanos a estudar no estrangeiro. Esta medida visa identificar e capitalizar as competências adquiridas pelos estudantes após a sua conclusão de cursos.

Durante o encontro, o Presidente Chapo encorajou os estudantes a abordarem os seus estudos com responsabilidade, dedicação e disciplina, apelando ao desenvolvimento de quadros que possam contribuir de forma efectiva para o progresso de Moçambique.

Destaques da semana