Destaque Ministro da Saúde promove cirurgias complexas em Chimoio

Ministro da Saúde promove cirurgias complexas em Chimoio


O Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, iniciou uma campanha de cirurgias complexas na cidade de Chimoio, na província de Manica.

Esta iniciativa visa melhorar o acesso a intervenções cirúrgicas de elevado risco para a população local, garantindo que os pacientes possam receber cuidados médicos de qualidade e necessários para a sua saúde.

A campanha, que decorre nas instalações do Hospital Provincial de Manica, abrange diversas especialidades médicas, abrangendo desde cirurgias ortopédicas até intervenções cardiovasculares. Durante a sua visita, o Ministro sublinhou a importância de levar cuidados médicos especializados a áreas menos favorecidas do país, onde frequentemente as condições de saúde da população são comprometidas pela falta de recursos.

Cerca de 150 pacientes foram seleccionados para as operações, que se realizarão ao longo da próxima semana. O objectivo é proporcionar tratamento a aqueles que aguardam há longos períodos por cirurgias e que, devido a diversas circunstâncias, enfrentam dificuldades em deslocar-se a unidades hospitalares mais equipadas.

Além do apoio cirúrgico, a campanha contempla também a realização de sessões de formação para a equipa médica local, visando capacitar os profissionais de saúde da região. O Ministro da Saúde enfatizou que esta abordagem contribuirá significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde em Manica.

Recomendado para si:  Três técnicos de saúde detidos por alegadas cobranças ilícitas em Nampula

Esta iniciativa é parte de um esforço mais abrangente do Governo moçambicano para melhorar a prestação de serviços de saúde em todo o país, especialmente em áreas rurais e com menor acesso a cuidados médicos avançados. Com esta campanha, espera-se não só tratar os pacientes, mas também criar um impacto positivo a longo prazo na qualidade do atendimento médico na região.

Destaques da semana