Sociedade Compensação do governo ajuda 2.266 operadores de transporte público após alta de...

Compensação do governo ajuda 2.266 operadores de transporte público após alta de combustíveis


Um total de 2.266 operadores do transporte público de passageiros em Moçambique recebeu a primeira prestação da compensação destinada a mitigar os efeitos do aumento dos preços dos combustíveis. A informação foi divulgada por Luís Chaúque, porta-voz do Ministério dos Transportes e Logística.

De acordo com Chaúque, este número inclui 224 autocarros e três veículos mistos, totalizando um valor superior a 128 milhões de meticais. O montante atribuído varia em função da categoria da viatura; os veículos de 15 lugares recebem mais de 35 mil meticais mensais, enquanto os “Coasters” recebem cerca de 56 mil meticais e os autocarros de grande porte beneficiam de 141 mil meticais.

O responsável do ministério ainda realçou que alguns operadores não receberam a compensação devido à necessidade de actualização da base de dados, que foi ampliada com 1.047 novos transportadores cadastrados entre Maio e Junho. O pagamento da segunda prestação começou na última sexta-feira e deverá ser concluído até o dia 17 do presente mês.

Luís Chaúque acrescentou que o Ministério dos Transportes e Logística está a realizar uma fiscalização junto dos beneficiários para assegurar que os veículos estão efectivamente a operar no transporte público. Foram já identificados casos de viaturas avariadas, inexistentes ou utilizadas para outras actividades.

Recomendado para si:  Vaticano confiante em investigações sobre assassinato de bispo em Moçambique

Destaques da semana