A concretização da Estratégia de Transição Energética (ETE) de Moçambique exige um investimento superior a 80 mil milhões de dólares até ao ano de 2050. Este montante é considerado essencial para que o país se torne um dos principais pólos energéticos da região.
Os dados foram apresentados em uma sessão de análise que teve lugar recentemente em Maputo, conduzida por Isabel de Abreu, directora-executiva da Associação Lusófona de Energias Renováveis. Durante o evento, foram discutidos os desafios e as oportunidades que a transição energética nacional irá enfrentar.
Segundo o referido estudo, a maior parte dos recursos financeiros deverá ser direccionada para o desenvolvimento de projectos de geração de energia hídrica, solar e eólica. Além da geração, haverá também necessidade de investir na expansão e modernização da rede nacional de transporte e distribuição de electricidade, fundamentais para garantir a sustentabilidade do sistema energético do país.

















