Economia Governo anuncia novos aumentos nos combustíveis para Junho e Julho

Governo anuncia novos aumentos nos combustíveis para Junho e Julho

Os moçambicanos devem preparar-se para novos incrementos nos preços dos combustíveis já a partir do próximo mês. Fontes do Ministério dos Recursos Minerais e Energia informaram ao Canal de Moçambique que os preços dos combustíveis subirão obrigatoriamente nos dias 18 de Junho e 18 de Julho. 

A primeira alteração promete ser substancial, uma vez que o Executivo enfrenta dificuldades em conter a pressão do mercado internacional e em atender à exigência das gasolineiras de um aumento de 40 meticais.

O alívio temporário nas tabelas de preços dos combustíveis em Moçambique está prestes a chegar ao fim, com a confirmação de duas novas subidas consecutivas já agendadas para os meses de Junho e Julho. Esta informação, divulgada por um funcionário superior do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, acende um alerta sobre a situação económica do país e o impacto nos cidadãos.

Segundo a fonte governamental, as datas para as próximas actualizações já estão definidas para os dias 18 de Junho e 18 de Julho. O responsável fez uma advertência clara sobre o impacto da primeira alteração: “A subida de Junho vai ser muito mais drástica.”

Recomendado para si:  Banco de Moçambique mantém estabilidade da taxa de referência em 9,25%

A razão por detrás deste agravamento inevitável está relacionada com a estratégia de contenção do Executivo, que esgotou completamente o seu limite. Na última revisão de preços em Maio, o Governo conseguiu travar a proposta mais agressiva das gasolineiras, que exigiam um aumento imediato de 40 meticais por litro para compensar os prejuízos de importação.

A intenção inicial do Executivo era implementar aumentos graduais e suaves ao longo do tempo, de modo a minimizar o impacto directo na vida dos cidadãos. Contudo, a pressão financeira sobre o sector privado alterou os planos do Ministério.

A forte alta dos preços no mercado internacional, aliada às perdas significativas que as gasolineiras têm enfrentado diariamente, inviabilizou a possibilidade de um aumento mais lento e controlado. Diante da iminência de uma crise de desabastecimento público, o ajustamento terá de ser feito de forma impositiva e obrigatória já no dia 18 de Junho.

Destaques da semana