O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, alertou para os desafios que o crescimento demográfico representa para a provisão de serviços essenciais, com ênfase na água e no saneamento.
Durante a cerimónia oficial de lançamento do Compacto Nacional de Segurança Hídrica 2026-2036, designado Pro-Águas, o chefe de Estado destacou que as projecções indicam que a população do país deverá atingir 45 milhões de habitantes até 2036.
Esse aumento populacional acentua a necessidade de desenvolvimento de infra-estruturas e da implementação de serviços que garantam o abastecimento sustentável de água potável. A iniciativa Pro-Águas visa a mobilização de recursos financeiros para o sector hídrico, com a meta de angariar aproximadamente 4 mil 593 milhões de dólares nos próximos dez anos.
O compromisso do governo centra-se na melhoria das condições de abastecimento de água e no reforço do saneamento, aspectos cruciais para o bem-estar da população e para o desenvolvimento socioeconómico do país.














