Destaque Tempestade polar na Faixa de Gaza provoca pelo menos 14 mortos

Tempestade polar na Faixa de Gaza provoca pelo menos 14 mortos

Uma violenta tempestade polar que atingiu a Faixa de Gaza resultou na morte de pelo menos 14 pessoas, entre as quais mulheres e crianças, e deixou várias outras feridas. 

O fenómeno meteorológico causou estragos significativos, com a Defesa Civil do enclave palestiniano a reportar o desabamento de 13 casas e danos em dezenas de tendas utilizadas por palestinianos deslocados.

De acordo com informações da Al Jazeera, cinco das mortes ocorreram no bairro de Bir al-Naja, em Beit Lahia, onde um edifício desabou. Outras duas pessoas perderam a vida devido ao colapso de um muro no bairro de al-Rimal. As baixas temperaturas também contribuíram para a tragédia, sendo que no campo de al-Shati foram registadas derrocadas que resultaram em mais duas mortes.

Adicionalmente, uma criança faleceu devido às condições climáticas extremas na Cidade de Gaza, conforme avançou a agência de notícias palestiniana WAFA. Na quinta-feira, um bebé de apenas oito meses também morreu em Khan Yunis, depois que a tenda da sua família foi danificada pelas chuvas.

Recomendado para si:  A$AP Rocky considera candidatura à prefeitura de Nova Iorque em 2029

Os intensos aguaceiros provocaram o colapso de diversos edifícios na região, obrigando várias pessoas a serem retiradas de tendas inundadas. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde de Gaza, sob controlo do Hamas, emitiu um alerta sobre o risco de surtos de doenças, com ênfase em problemas respiratórios que podem afectar crianças, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes.

A Agência das Nações Unidas de Ajuda aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo continua a monitorar a situação, preparando-se para prestar assistência às vítimas desta calamidade.

Destaques da semana