Sociedade Secretário de Estado confirma suspensão da mineração de ouro na mina Seis...

Secretário de Estado confirma suspensão da mineração de ouro na mina Seis Carros

O Secretário de Estado da província de Manica, Lourenço Lindonde, confirmou que não há violação do decreto 35/2025, datado de 30 de Setembro, que proíbe a extracção de ouro na mina conhecida como Seis Carros, localizada no distrito de Vanduzi. 

A declaração teve lugar após uma visita à mina, onde operam mais de nove mil garimpeiros de diversas nacionalidades.

Durante a visita ao local, o dirigente observou que, para além dos garimpeiros, ali se encontram pessoas envolvidas em actividades associadas ao garimpo. Alguns operam em cooperativas, enquanto outros actuam de forma individual.

Lindonde expressou satisfação ao afirmar que não encontrou indícios de violação do decreto que suspende indefinidamente a mineração de ouro na província. “Havia pessoas que violavam o decreto na calada da noite, mas as autoridades locais conseguiram localizar essas pessoas, que foram entregues à justiça. Neste momento, não existem pessoas a desenvolver actividades”, afirmou.

Embora tenha constatado sinais de exploração no passado, o Secretário de Estado frisou que, actualmente, não se está a realizar qualquer actividade mineira na área. “Viemos a esta mina porque se fala muito dela. Queríamos ver como está a situação, como funciona e a estrutura deste lugar. Vimos muitas pessoas, mas constatamos que neste momento nenhuma mina está a operar. Isso nos satisfaz bastante. A visita foi rápida e uma surpresa, mas encontramos tudo paralisado”, destacou.

Recomendado para si:  Circulação reaberta na estrada Chissano/Chibuto

Lindonde também mencionou que, apesar de a exploração de ouro continuar proibida, o governo já iniciou um levantamento gradual da medida. O dirigente apelou à paciência da população, garantindo que o governo está ciente da importância da mineração para a comunidade da região. “O que se pretende é que nos organizemos melhor para uma exploração racional dos recursos minerais, principalmente o ouro”, concluiu.

A proibição da actividade mineira na província de Manica foi imposta pelo governo em resposta à poluição dos rios e à degradação ambiental que colocava em risco a vida humana.

A contaminação, particularmente severa nos rios Révuè, Púnguè, Lucite, Nhancuarara e na albufeira de Chicamba, resulta da presença de mercúrio e cianeto, representando um perigo para a saúde pública e a agricultura.

Destaques da semana