Internacional Parlamento recomenda que cartel venezuelano seja classificado como organização terrorista

Parlamento recomenda que cartel venezuelano seja classificado como organização terrorista

O Parlamento de Portugal publicou uma recomendação ao Governo para que o cartel de Los Soles, com sede na Venezuela e envolvido no tráfico de droga, seja considerado uma organização terrorista internacional. A recomendação foi assinada pelo Presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco.

Na sua declaração, Aguiar Branco invocou a Constituição da República, afirmando que o cartel de Los Soles representa uma “ameaça directa à segurança do Estado português, à estabilidade da União Europeia e à ordem internacional”. Por este motivo, o presidente do Parlamento defende que “devem ser adoptadas as medidas legislativas, diplomáticas e operacionais necessárias para reforçar os instrumentos de prevenção, cooperação e repressão das actividades deste cartel”.

O cartel de Los Soles é visto pela administração federal norte-americana, sob a liderança de Donald Trump, como uma organização criminosa liderada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Este já enfrenta um mandado internacional de captura emitido pelos Estados Unidos, que o acusa de estar à frente de operações de tráfico de droga.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

A deliberada classificação do cartel como organização terrorista poderá ter implicações significativas nas relações internacionais de Portugal, especialmente na colaboração com outros países na luta contra o tráfico de drogas e o crime organizado.

Destaques da semana