Sociedade INGD intensifica apoio a famílias devastadas pelas chuvas em Manica

INGD intensifica apoio a famílias devastadas pelas chuvas em Manica

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) está a prestar assistência a cerca de 300 famílias na província de Manica, que perderam as suas casas e bens devido a fortes chuvas e ventos intensos.

As intempéries, que se iniciaram em Novembro, precipitaram a destruição de habitações e vastas áreas agrícolas nos distritos de Tambara e Guro.

Aproximadamente 1.600 famílias estão a ser afectadas pela situação, que tem gerado sérias dificuldades de transitabilidade em várias vias de acesso, especialmente nas zonas mais isoladas.

O INGD tem distribuído donativos que incluem cerca de 60 toneladas de bens essenciais, tais como kits de abrigo, alimentos e produtos de higiene. Borges Viagem, delegado provincial do INGD em Manica, confirmou que a instituição recebeu uma quantidade significativa de produtos da sede em Maputo, destinadas à população afectada.

“Na fase inicial, recebemos diversos produtos alimentares que incluem farinha, tendas e lonas para abrigo temporário. Adicionalmente, temos kits de higiene e redes mosquiteiras para aliviar o sofrimento das famílias”, afirmou Viagem.

Recomendado para si:  Gaza recebe sistema de purificação de água em resposta às cheias

O apoio será direccionado principalmente às famílias que perderam todos os seus bens, enquanto as que mantêm alguma propriedade, receberão apenas ajuda alimentar, caso necessitem. A selecção dos beneficiários é feita com base numa avaliação dos danos e da vulnerabilidade das famílias.

Viagem destacou a importância de colaborar com as estruturas locais para garantir a transparência no processo de assistência. Ele apelou à população para permanecer atenta às informações meteorológicas e adopte medidas de segurança, como procurar abrigo em locais seguros e evitar atravessar rios durante as chuvas.

Nos últimos dias, a província de Manica tem enfrentado chuvas e ventos fortes, com especial impacto nos distritos de Tambara, Guro, Báruè, Manica, Sussundenga, Mossurize e na cidade de Chimoio. A situação continua a ser monitorada pelas autoridades locais e pelo INGD, numa tentativa de minimizar os impactos na população.

Destaques da semana