O Governo de Moçambique, em colaboração com diversos parceiros de cooperação, destina mais de dois milhões de dólares a iniciativas de combate à malária nas províncias de Niassa e Nampula.
Este investimento visa potenciar a luta contra uma das principais ameaças à saúde pública no país.
Entre as várias acções programadas, a administração de vacinas contra a malária para crianças dos zero aos cinco anos é uma das mais relevantes. A distribuição universal de redes mosquiteiras também será implementada, bem como a capacitação de profissionais de saúde e professores em estratégias de prevenção e combate à malária nas comunidades.
Phoebe Kilele, responsável pela Gestão Nacional do Projecto de Prevenção de Malária na ADPP, anunciou que, no próximo ano, serão garantidas redes mosquiteiras de distribuição gratuita para mais de oitenta por cento das famílias nas províncias abrangidas.
As informações foram divulgadas durante o Fórum Anual Provincial de Malária, realizado na passada quinta-feira em Lichinga. Este encontro teve como objectivo reflectir sobre os impactos das intervenções em curso e as maneiras de acelerar e fortalecer a qualidade das estratégias de controlo da doença.
















