Sociedade EDM regista perdas milionárias devido a vandalismo na Zambézia

EDM regista perdas milionárias devido a vandalismo na Zambézia

A empresa pública de electricidade de Moçambique, EDM, sofreu perdas significativas de 3,8 milhões de meticais (60 mil dólares) na província central da Zambézia, resultantes de actos de roubo e sabotagem ocorridos ao longo deste ano.

Em conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira, na capital provincial Quelimane, a directora da área da EDM em Quelimane, Ludovina Beleza, destacou que a subtracção e destruição de equipamentos eléctricos afectaram de forma considerável a capacidade da EDM em fornecer electricidade a diversas localidades da província. A responsável caracterizou o distrito de Mocuba como “o epicentro destas actividades criminosas”.

Beleza informou que já estão em curso processos criminais contra três indivíduos detidos em conexão com os actos de sabotagem. Para travar esta onda de destruição de bens públicos, a EDM está a promover campanhas de sensibilização nas comunidades, instando à vigilância pública para diminuir os índices de roubo e vandalismo.

“A EDM mantém uma interacção permanente com as comunidades”, afirmou, “com o intuito de alertar o público para o impacto negativo das perdas geradas pela sabotagem das infraestruturas eléctricas em toda a província”.

Recomendado para si:  Aumento de casos de cólera preocupa autoridades em Cabo Delgado

Apesar dos actos de sabotagem, Beleza assinalou que progressos substanciais foram realizados na electrificação rural na Zambézia. Dos 49 postos administrativos da província, apenas seis ainda não foram electrificados. Estão a decorrer esforços para angariar os fundos necessários para electrificar estes postos, sem, contudo, ter avançado uma data para o início dos trabalhos.

Nos últimos cinco anos, a percentagem da população da Zambézia com acesso à electricidade aumentou de 24% para 35%. Além disso, a EDM está a reforçar as suas infraestruturas na província para resistir aos efeitos das tempestades tropicais, que podem derrubar postes e cabos, deixando vastas áreas às escuras.

Destaques da semana