Pelo menos 16 pessoas perderam a vida devido a descargas atmosféricas ocorridas desde Novembro nos distritos de Quelimane, Namacurra, Nicoadala e Maganja da Costa, na província central da Zambézia, em Moçambique.
A informação foi divulgada na sexta-feira em Quelimane pelo Comandante Provincial da Polícia da República de Moçambique na Zambézia, Marinho Muchanga, durante a abertura do primeiro Conselho Provincial de Coordenação.
Segundo o responsável, o número de vítimas inclui três feridos provocados pela passagem de mau tempo, caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes que afectaram diversas localidades. “Durante o período de Novembro e Dezembro, notificámos 14 casos de descargas atmosféricas que resultaram em 16 vítimas mortais e três feridos, destacando-se neste panorama cinco menores e uma mulher gestante,” afirmou Muchanga.
Para garantir a segurança pública e o funcionamento normal das instituições, a polícia, em colaboração com outras forças de defesa e segurança, encontra-se pré-posicionada em locais estratégicos.
O Comandante sublinhou a necessidade de uma reflexão conjunta para implementar medidas preventivas, incluindo campanhas de sensibilização, uma vez que muitos destes incidentes são frequentemente associados a acusações de feitiçaria, que podem gerar desordem pública e incitar à violência, especialmente durante a actual época ciclónica e chuvosa.
















