Sociedade Saúde ANARME suspende comercialização de vários medicamentos

ANARME suspende comercialização de vários medicamentos

A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (ANARME, IP) anunciou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do território nacional de vários lotes de produtos farmacêuticos fabricados pela Bharat Parenterals Limited, da Índia.

Os lotes envolvidos incluem o Hidróxido de Alumínio 500 mg em comprimidos (lotes T3236 e T4281), Fenoxmetilpenicilina 500 mg em comprimidos (todos os lotes), Salbutamol 2 mg em comprimidos (lote T4130), Paracetamol 500 mg em comprimidos (lote T3362) e a suspensão de Trimetoprim + Sulfametoxazol (lotes DS4012 e DS4011) e Azitromicina 500 mg em comprimidos (lote T4364). Estes produtos são normalmente indicados para o tratamento de diversas condições clínicas, abrangendo terapias antimicrobianas, anti-inflamatórias, broncodilatadoras e analgésicas, dependendo da formulação.

A decisão de suspensão foi tomada após a ANARME observar que os lotes dos produtos apresentavam alterações nas suas características organolépticas e físico-químicas, como cor, odor e a presença de partículas, grumos ou manchas, o que configura desvios de qualidade em relação às especificações estabelecidas nas monografias.

Em conformidade com a medida, as entidades que possuem os lotes mencionados estão proibidas de vender, dispensar ou administrar os produtos, devendo proceder à devolução imediata às unidades fornecedoras.

Recomendado para si:  Agente da PRM detido por alegada ligação a assalto que matou três pessoas

Para os doentes que estejam a utilizar os produtos sob alerta, os profissionais de saúde devem proceder à substituição por outra medicação de um fabricante diferente assim que possível. A ANARME também aconselha a não aquisição temporária dos produtos da Bharat Parenterals Limited até que se chegue a um desfecho na investigação. Além disso, a Afri — Farmácia deve iniciar o processo de recolha imediata dos produtos afectados em todo o território nacional, conforme estipulado pela legislação vigente.

Destaques da semana