Destaque Agricultores e tratores bloqueiam Bruxelas em protesto contra acordo com Mercosul

Agricultores e tratores bloqueiam Bruxelas em protesto contra acordo com Mercosul

Bruxelas está a ser palco de uma forte manifestação, onde centenas de tractores e milhares de agricultores de diversos países têm bloqueado as principais vias da cidade. 

O protesto é direccionado contra o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Os manifestantes expressam a sua rejeição aos cortes previstos nos apoios da Política Agrícola Comum (PAC) e manifestam a sua oposição à assinatura do acordo, marcada para este sábado em Iguaçu. O evento coincide com a realização do Conselho Europeu, o qual é presidido pelo ex-primeiro-ministro português António Costa.

A concentração dos agricultores foi oficialmente agendada para as 12h00 (horário local) e deverá prolongar-se até às 15h30. Calcula-se que cerca de oito mil agricultores estejam presentes, juntamente com perto de 500 tractores.

Embora o acordo com o Mercosul não esteja na ordem de trabalhos da reunião da cúpula da UE, dedicada principalmente ao apoio financeiro à Ucrânia, fontes da Comissão Europeia indicaram que o assunto poderá ser debatido pelos líderes dos 27 estados-membros.

Recomendado para si:  Falta de financiamento coloca ONU à beira de colapso

A assinatura do acordo intercontinental requer uma maioria qualificada no Conselho Europeu, mas países como França e Itália mantêm algumas reservas, continuando as negociações com representantes do sector agrícola. Na quarta-feira, a UE concluiu as directrizes finais das cláusulas de salvaguarda do acordo comercial, com o intuito de proteger os agricultores europeus dos possíveis efeitos negativos decorrentes do aumento das importações da América Latina.

A Comissão Europeia poderá, assim, avaliar e tomar medidas sobre determinados produtos que possam causar maiores danos ao mercado europeu.

Destaques da semana