Internacional Queda de avião de carga nos EUA provoca pelo menos sete mortos...

Queda de avião de carga nos EUA provoca pelo menos sete mortos e 11 feridos

Um avião de carga despenhou-se pouco após descolar do aeroporto de Louisville, no Kentucky, na região centro-leste dos Estados Unidos, resultando em pelo menos sete mortes e 11 feridos, conforme revelaram as autoridades norte-americanas.

A aeronave, identificada como um McDonnell Douglas MD-11, tinha como destino o Havai. Registos nas redes sociais mostraram uma densa coluna de fumo negro a erguer-se no céu em decorrência do acidente.

O incidente ocorreu no cruzamento da Fern Valley Road com a Grade Lane, na extremidade sul do aeroporto. O departamento de polícia de Louisville, através da plataforma X, informou sobre a presença de um incêndio e destroços no local, solicitando que a população se mantivesse afastada.

Conforme as autoridades, quatro das vítimas mortais não estavam a bordo da aeronave. Entre os 11 feridos, alguns apresentaram ferimentos “muito graves”, conforme afirmou o governador do Kentucky, Andy Beshear. O governador descreveu o incidente como extremamente violento, remarcando que qualquer um que tivesse visto as imagens disponíveis, poderia atestar a gravidade do acidente.

Imagens veiculadas por uma estação de televisão mostraram um grande rasto de chamas e uma coluna de fumo a emergir de um parque de estacionamento, enquanto equipas de bombeiros trabalhavam para controlar o incêndio. Beshear mencionou que uma empresa, a Kentucky Petroleum Recycling, foi “atingida”, assim como uma fábrica de peças automóveis nas proximidades.

Recomendado para si:  Falta de financiamento coloca ONU à beira de colapso

Ainda não se conhece o estado de saúde dos três tripulantes a bordo do avião, que foi fabricado em 1991. O aeroporto foi encerrado e prevê-se que as operações sejam retomadas apenas na manhã de hoje. O chefe da polícia de Louisville, Paul Humphrey, indicou que não é possível prever quanto tempo levará até que a área seja considerada segura.

O maior centro de distribuição da UPS está situado em Louisville, e a empresa anunciou na noite de terça-feira a suspensão da triagem de encomendas no local, sem especificar quando as actividades serão reiniciadas. Este centro emprega milhares de funcionários, realiza 300 voos diários e processa mais de 400 mil encomendas por hora.

A UPS confirmou o acidente em um comunicado breve e informou que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA irá conduzir uma investigação sobre o ocorrido.

Destaques da semana