Internacional Manifestantes clamam pelo fim do Governo de Donald Trump

Manifestantes clamam pelo fim do Governo de Donald Trump

Milhares de pessoas saíram às ruas em protesto, clamando pelo “fim do regime fascista” do presidente Donald Trump, marcando um ano desde a sua reeleição para a Casa Branca e um dia após várias derrotas dos republicanos nas eleições para governadores e autarcas.

Organizados pela plataforma ‘Refuse Fascism’, os manifestantes iniciaram o seu percurso nas imediações do Monumento a Washington, seguindo em direcção ao Capitólio e ao Supremo Tribunal. As vitórias dos candidatos democratas em estados como Nova Iorque, Virgínia e Nova Jérsia foram celebradas com cânticos e cartazes, sendo vistas como um golpe significativo para Trump.

A reacção do presidente, que atribuiu a derrota republicana à ausência do seu nome nas cédulas de voto e ao prolongado ‘shutdown’ do governo federal, foi alvo de críticas. O impasse orçamental no Congresso levou a uma paragem que se tornou a mais longa da história do país.

Os manifestantes abordaram temas como o encerramento do governo federal e as políticas restritivas em relação aos migrantes. Sarah Glover, uma das mais de 700 mil funcionárias públicas afectadas pelo ‘shutdown’, expressou o seu descontentamento, acusando Trump de “fazer sofrer as pessoas de forma intencional”.

Recomendado para si:  Falta de financiamento coloca ONU à beira de colapso

Outro participante, Evelyn, apelou aos democratas para que demonstrassem “mais coragem” ao enfrentarem Trump, na esperança de que se chegue a um acordo que ponha fim à paragem do governo.

Muitos dos presentes viajaram de diversas partes dos Estados Unidos. Run Mercie, que percorreu oito horas a partir de Boston, deixou transparecer a sua emoção, afirmando: “Tenho oito netos. Estou aqui por eles”.

Destaques da semana